Melhores momentos do Festival Brasileiro de Remada
Assista aos melhores momentos do Festival Brasileiro de Remada, evento histórico realizado no dia 19 de ... leia mais
No último sábado (12), Policiais e Bombeiros militares do Paraná remaram forte de canoa havaiana durante uma competição realizada na cidade de Guaratuba.
A competição fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza, um projeto inovador da Paraná Esportes que une a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante.
Mais de 40 Policiais e Bombeiros militares participaram da competição, divididos em seis equipes de canoa havaiana, competindo em baterias eliminatórias, com duas OC-6 na água.
As equipes representavam as Subáreas da Operação Verão do litoral paranaense: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Comunicação Social e Bombeiros de Guaratuba. O percurso de 1 km foi vencido pelos competidores mais de três vezes, entre as eliminatórias e a grande final.
Muitos militares voluntários que participaram do evento nunca tinham tido contato com esse esporte e não sabiam as técnicas da prática, então os instrutores de canoagem Josias Vieira Júnior e Wilmar Roberto Ayres deram uma instrução rápida sobre as principais técnicas para auxiliar os competidores a desenvolver melhor o percurso. Os instrutores também ficaram responsáveis pelo leme das canoas.
Foram mais de 2 horas de evento que resultaram na vitória da equipe pertencente ao Corpo de Bombeiros atuante em Guaratuba, seguidos pelos Policiais Militares da Subárea de Guaratuba e, em terceiro lugar, a equipe inscrita de Matinhos.
Segundo a Soldado Caroline Alves de Britto, competidora da equipe de Matinhos, é gratificante poder participar destes eventos e unir cada dia mais Polícia e Bombeiro: “É a primeira vez que eu participo deste tipo de competição, nunca tinha tido contato com o esporte e me surpreendi. É essencial a interação entre policiais e bombeiros, esse tipo de evento aproxima ainda mais a tropa e fortalece laços”, destacou.
O empresário e remador Naideron Jr, proprietário da Mirage Watersports disponibilizou as canoas e os instrutores para o evento.
Naideron aponta o esporte como seguro e de fácil aprendizado: “Começamos os trabalhos com canoa havaiana há 8 anos no paraná, na represa do Passaúna. Montamos uma fábrica de canoa e trouxemos elas para o litoral. Hoje estamos instalados em Guaratuba, na Praia Mansa de Caiobá, Shangrilá e na Ilha do Mel. Fazemos trabalhos sociais, trabalhos em equipe e aulas diárias. É um esporte legal e democrático, que inclui crianças e é muito fácil de aprender. Ao contrário do que pensam não é um esporte perigoso”, ressaltou.
Fonte: Polícia Militar do Paraná