
Aloha Spirit Ilhabela | Vídeo do dia 01
Assista aos melhores momentos em vídeo do primeiro dia de disputas do Aloha Spirit Festival, realizado no ... leia mais
Uma das mais longas provas de remada do mundo (715 km), a Yukon River Quest (YRQ), está confirmada para acontecer entre os dias 22 a 25 de junho de 2022. As inscrições foram abertas no dia 15 de novembro a competidores de todo mundo.
No início de 2021, devido às restrições de locomoção e fronteiras fechadas em razão da pandemia de Covid-19, os organizadores chegaram a confirmar uma edição Yukon River Quest fechada para residentes do Canadá em junho deste ano.
Contudo, a competição acabou sendo cancelada menos de 24 horas antes do início, após autoridades locais emitirem avisos de enxurradas nas nascentes do rio Yukon, e o forte fluxo das águas foi considerado muito perigoso para os remadores e voluntários do evento.
Agora, ao que parece, a competição poderá finalmente ser realizada após dois anos de espera. Mais informações podem ser obtidas através do site oficial da YRQ: yukonriverquest.com.
A Yukon River Quest recebe esse nome pois atravessa terras tradicionais das cinco Primeiras Nações Yukon e homenageia as culturas daqueles que viveram à margem do rio e o nutriram por séculos.
A prova é também conhecia como a “Corrida do Sol da Meia-Noite” por ser a única competição de remada em que os competidores remam sem parar em um rio selvagem e sob um céu que nunca escurece, por estarem no extremo norte do planeta.
Essa peculiaridade, somada à distância extrema de 715 quilômetros, tornaram a YRQ uma das competições de remada mais desejadas por aqueles que buscam testar seus limites.
Nos dois anos anteriores à pandemia de Covid-19, mais de 100 equipes se inscreveram, o que levou os oficiais da corrida a ajustar o limite de inscrições para 150 equipes.
Durante a última edição, em 2019, 117 remadores estavam na linha de largada (um novo recorde), e 86 deles terminaram a prova.
É possível competir por equipes ou solo. As modalidades são: SUP, C1, K1, C2, K2, C4, VC6 e VC8.
Em 2019 o editor do site SUP Racer, Chris Parker, participou da prova remando de SUP e registrou a experiência em um documentário chamado “Chased by the Midnight Sun”, que pode ser assistido na íntegra, abaixo: