Remando pelo rio Tietê, professor fotografa animais e lança projeto de preservação
Com mais de 200 registros, Glauco Tonello, remador e docente de Barra Bonita (SP), lançou projeto que ... leia mais
Considerada uma das mais importantes e tradicionais provas de canoa havaiana do mundo, o Molokai Hoe teve sua primeira edição realizada em outubro de 1952.
A prova foi feita através de em três equipes remando em canoas de madeira koa de seis homens cada. O percurso curso naquela época tinha 61 quilômetros de extensão, começando na baía de Kawakiu, no noroeste de Molokai, em direção a Waikiki, na ilha de Oahu. A primeira canoa a completar o desafio alcançou a linha de chegada após 8 horas e 55 minutos.
A prova teve uma carga simbólica muito importante, uma vez em que os valores havaianos e polinésios viviam um momento de autoafirmação, após anos de aculturação devido às influências estrangeiras nas ilhas do Pacífico.
Sendo assim, a Molokai Hoe foi muito importante para o resgate de uma das tradições mais importantes da cultura polinésia: a remada de canoa.
A competição existe até os dias de hoje, sendo um dos maiores eventos esportivos anuais do Havaí, atraindo participantes de todo o mundo.
A última edição, realizada em 2019, contou com quase 100 equipes e foi vencida pelo lendário time taitiano Shell Va’a, recebida por uma multidão de expectadores na praia de Waikiki.
O Brasil também faz parte da história dessa incrível competição. Em 2015, a equipe Samu conquistou a honrosa 10ª colocação no evento.
No vídeo abaixo, você confere uma reportagem feita pela tv havaiano sobre a edição de 1993. Uma verdadeira viagem no tempo. Assista: