12° Desafio 19k Marina Andrade promove conexão entre esporte e meio ambiente
12° Desafio 19k Marina Andrade conecta canoagem, turismo e meio ambiente no manguezal de Cubatão, litoral de SP
O Mundial de SUP da ICF terá seu início nesta quinta-feira, 09 de setembro, nas águas do Lago Balaton, na Hungria, com mais de 480 remadores representando 50 países.
Os campeões mundiais de 2019, Michael Booth (AUS) e o havaiano Connor Baxter, estarão de volta para defender seus títulos no maior lago interior da Europa Oriental, palco do evento.
Uma grande multidão é esperada no local do lago, principalmente para torcer pelos irmãos húngaros Bruno e Daniel Hasulyo, medalhistas de prata e bronze na corrida de longa distância masculina na última edição do Mundial da ICF, realizada em Qingdao, China, em 2019.
Na ocasião, Baxter estabeleceu um recorde mundial ao ganhar o ouro em sprint de 200 metros na China e espera-se que mais uma vez enfrente um forte desafio do medalhista de prata italiano, Claudio Nika.
“Eu o vejo treinando muito, mas estou fazendo o mesmo”, disse Nika. “Tivemos um ano sem competições e foi difícil recuperar a motivação, mas agora as coisas estão voltando ao normal e estamos prontos para fazer acontecer de novo”, acredita o italiano.
A norte-americana Fiona Wylde tentará ganhar sua primeira medalha de ouro da ICF depois de levar o bronze no sprint feminino e corridas técnicas em Qingdao.
As restrições de viagens da Covid impediram vários atletas de regiões como Oceania e América do Sul de viajar para a Hungria, no entanto, o coordenador de SUP da ICF, Hoichan Kwon, disse que a resposta da comunidade à competição mundial foi impressionante.
“Com toda a incerteza dos últimos 18 meses, realmente tivemos alguns momentos de nervosismo sobre sediar os campeonatos mundiais deste ano, mas nossos anfitriões húngaros trabalharam arduamente para viabilizar este evento e os atletas responderam”, disse Kwon.
O coordenador fez questão de frisar a largada com mais de 400 remadores, mesmo em um momento em que parte do mundo ainda lida com restrições impostas pela pandemia:
“Ter mais de 480 remadores na linha de largada é simplesmente fenomenal. Mesmo que a Covid tenha roubado de nós um punhado de atletas de nível mundial, a qualidade da lista de isncritos é realmente impressionante”, revelou.
A competição começa no Lago Balaton na quinta-feira (09) com as eliminatórias nas corridas técnicas e de sprint. Já as primeiras medalhas serão decididas na sexta-feira (10) com as provas de longa distância masculinas, femininas, máster e júnior.
Os campeonatos mundiais serão transmitidos ao vivo e poderão ser acompanhados aqui em AlohaSpiritMidia.com.br a partir do dia 10 de setembro, às 5h (no horário de Brasília).