Niterói recebe Estadual de Va’a do RJ com recordes nacionais
Com marcas históricas, Estadual de Va’a do RJ acontece neste sábado e domingo na Praia de São Francisco, ... leia mais
Desde 1955 é realizada a prova do Catalina Classic, uma competição criada para remadores de paddleboard. Ao todo, são 32 milhas separando a Ilha de Catalina do Píer da praia de Manhattam, na Califórnia (EUA).
A prova, de suma importância para a modalidade, teve como grande campeão da primeira edição, Tom Blake, simplesmente o pioneiro do paddleboard, em 1955.
No entanto, embora a Catalina Classic tenha nascido nos anos 1950, a travessia não foi regularmente realizada em todos os anos, e, no último domino (29) foi a vez da 44ª edição da competição.
Não é coincidência que a prova mais famosa do mundo, a Travessia Molokai to Ohau no Havaí, também tenha 32 milhas de distância, pois é inspirada no Catalina Classic.
A prova tem apenas três categorias de paddleboard: masculino Unlimited (com tamanho de livre de prancha), masculino Stock (com prancha até 12 pés) e feminino Geral. Vale ressaltar que no feminino não existe premiação diferente para as categorias Stock e Unlimited. E por falar em premiação, todos os campeões da travessia tem seus nomes eternizados e gravados no troféu do evento, que é uma das honrarias máximas do paddleboard mundial.
O campeão Overall deste ano, com o tempo de 5h38m44, foi Sott Clausen, remando em uma prancha Unlimited, deixando para segunda colocação Max First (que era atual o defensor do título) terminando a travessia em 5h53m40).
Nas categorias Stock masculino, a vitória veio para Quincy Lee, com 6h44m25 e na categoria Geral feminina, para Liz Hunter, que completou em 7h25m50.
A organização estava muito feliz com a realização do evento, pois o mesmo não aconteceu em 2020 por causa do COVID 19 e realizaram grande esforço para que esta edição de 2021 não fosse cancelada.
Mais informações no website oficial catalinaclassicpaddleboardrace.com.