1º Capixaba de SUP busca promover o stand up paddle em águas capixabas
Dia 30 de setembro, sábado, Vitória (ES) será palco da primeira edição do Capixaba de SUP, evento ... leia mais
No último sábado (14 de agosto), o Projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), representado pelo Instituto Aprender Ecologia, iniciou sua terceira volta à Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, e passará por todas as praias do arquipélago, dando ênfase a limpeza de desertas e semi-desertas (praias sem ou com pouca ocupação humana).
O Projeto foi contemplado com o Fundo Social da Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança RS/SC/ES, a qual segue os princípios do Cooperativismo, dentre eles, o “interesse pela comunidade”. Desta forma, a disponibilização do recurso para essa ação foi concedida por meio do apoio a projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e meio ambiente.
“Temos a questão da sustentabilidade muito forte em nossa cooperativa. Anualmente realizamos o inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que nos direciona ao desenvolvimento de ações de neutralização e redução dos GEE emitidos no meio ambiente”, relata Ivo Miri Brugnera, presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES.
Fabricio Almeida, geógrafo e um dos membros da equipe, enfatiza: “Constantemente monitoramos as condições de vento e ondulação para avançar o trajeto planejado de 150 quilômetros que serão percorridos em meio a uma das mais belas ilhas do Brasil”.
A expedição passará pelas 117 praias da Ilha e tem a meta de recolher cerca de 2 toneladas de resíduos dos ecossistemas costeiros e marinhos (praia, costão rochoso, ilhotas e restinga). O projeto tem foco nos resíduos pequenos e médios, devido aos impactos que estes causam na fauna marinha e costeira e também pela dificuldade de carregar grandes objetos na prancha de stand up.
Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as ações diretas e as atividades de sensibilização nas escolas seguirão todos os protocolos exigidos pelo munícipio, como uso de máscara, luvas e distanciamento social. A equipe conta com educadores e especialistas no tema, e realiza com os participantes uma conversa e atividades lúdicas, como gincana utilizando o “lixo” recolhido no caminho.
O lixo recolhido passará por triagem e será enviado à ONG Ecolocal Brasil que transformará em brinquedos e produtos como cadeiras, mesas e vasos de plantas.
Neste sábado, 28 de agosto, o projeto Remar Limpar Ensinar passará pela Orla do Sambaqui, norte de Florianópolis, em uma remada e ação ambiental de 4 km, da base Sup Sambaqui à Praia da Geralda.
Para mais informações visite o Instagram: @remarlimparensinar.