Isaquias Queiroz e Jacky Godmann vão às semifinais da canoagem C2 1.000m

Compartilhe
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann vão às semifinais da canoagem C2 1.000m. Foto: REUTERS

A dupla formada por Isaquias Queiroz e Jacky Godmann não encontrou facilidades no primeiro dia de disputas da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas com garra e muito esforço se classificaram à semifinal da categoria C2 1.000m, que acontece nesta segunda-feira às 21h52 (horário de Brasília).

A prova é uma das especialidades de Isaquias Queiroz, que conquistou a medalha de prata na Olimpíada do Rio em 2016, e espera repetir a dose em Tóquio. A semifinal será disputada por cinco barcos e os quatro melhores se classificam à final.

Veja também > Tudo o que você precisa saber sobre a canoagem nas Olimpíadas

Na primeira eliminatória, os brasileiros foram superados pela dupla chinesa Hao Lui/Pegfei Zheng, que terminou em 1º, e pela dupla cubana Serguey Torres/Fernando Dayan Enrquiez, que cruzou a linha de chegada na 2ª colocação. Com isso, Isaquias Queiroz/Jacky Godmann não avançaram direto às semifinais e tiveram que disputar mais uma  classificatória.

Nas quartas de final, a dupla do Brasil largou na frente e puxou o ritmo da prova. Liderou em todas as parciais e chegou em 1º, com o tempo de 3m48s611. Assim, Isaquias Queiroz e Jacky Godmann se classificaram à semifinal na canoagem velocidade. Por ter disputado duas provas em um curto espaço de tempo, Isaquias se mostrou exausto após a prova.

‘Queremos ganhar medalha’

“Na primeira eliminatória fizemos uma prova que não foi o suficiente, nos 750m eu já pedi para o Jackiy abrir mão da prova para já nos concentramos para as quartas de final. Mas o caminho está feito, estamos bem treinados”, disse Isaquias. “Fazer uma prova a mais acaba dando mais ritmo de prova. O importante é chegar bem amanhã. Nós treinamos e  não viemos para cá a passeio, vamos dar o nosso máximo. Não queremos só chegar na final, queremos ganhar medalha”, afirmou o atleta.

Na Olimpíada de Tóquio-2020, Isaquias Queiroz teve que mudar de parceiro, pois Erlon de Souza sofreu lesão no quadril e não se recuperou a tempo de competir no Japão. O jovem Jacky Godmann, de 22 anos, foi o substituto e ajudou o Brasil a se classificar à semifinal.

Único atleta do Brasil a conquistar três medalhas em um uma edição dos Jogos Olímpicos, feito alcançado na Rio-2016, Isaquias chegou a Tóquio-2020 com a expectativa de se tornar um dos maiores medalhistas olímpicos do país ao lado Torben Grael e Robert Scheidt, ambos com cinco medalhas.

Mas para isso acontecer Isaquias precisa subir ao pódio na C2 1.000m e na C1 1.000m, como ocorreu em 2016 no Rio, quando conquistou duas pratas nessas categorias, além do bronze na C1 200m, categoria que deixou o programa olímpico.

Porém, o grande objetivo de Isaquias Queiroz em Tóquio-2020 e conquistar seu primeiro ouro olímpico, depois de ficar muito próximo do topo do pódio no Rio.

Vagner Souta fica nas quartas no K1 1.000m

vagner souta
Vagner Souta não consegue classificação para semi do K1 1000m. Foto: Reprodução

O brasileiro Vagner Souta não conseguiu ir longe na categoria K1 1.000, na canoagem velocidade e ficou fora das semifinais. Na primeira eliminatória, o canoísta ficou na última posição e teve que disputar às quartas de final. Na fase seguinte terminou a bateria na terceira posição, e não se classificou, pois apenas o primeiro e o segundo colocados avançam à semifinais.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe