Ícone da canoa havaiana trava luta contra câncer
Kai Bartlett, figura icônica da canoa havaiana, foi diagnosticado com câncer e está sendo submetido a ... leia mais
Segundo reportagem do Hawaii News Now, o governador do Havaí, David Ige, anunciou que competições de esportes oceânicos, como o va’a e o surf, serão reiniciados em junho.
No início do ano o Havaí havia proibido a realização de eventos e competições, como medidas para evitar aglomerações e a propagação da pandemia de covid-19, o que acabou levando ao cancelamento de etapas do Mundial de surf e stand up paddle em Oahu.
O anúncio foi feito durante uma coletiva aberta à imprensa, na qual o governador citou um aumento nas vacinações entre os residentes do Havaí como o motivo para afrouxar as restrições.
Ige disse que competições esportivas ao ar livre como surfe, canoa havaiana e natação podem ser realizadas a partir de 1º de junho.
Ainda, segundo a reportagem, após a queda do número de casos e o aumento nas vacinações, um movimento que partiu de surfistas profissionais havaianos pediu ao governador a volta das competições. O senador Brian Schatz também teria enviado uma carta ao governo havaiano endossando o pedido.
Com isso, o Havaí irá retomar a emissão de licenças para atividades oceânicas e os municípios vão expedir licenças para o uso de parques. As licenças serão emitidas com o entendimento de que os protocolos de saúde e segurança são seguidos para proteger as comunidades, competidores e espectadores.
A diretoria da OHCRA – O’ahu Hawaiian Canoe Racing Association – comemorou a decisão:
“Nós aplaudimos a decisão do governador David Ige e estamos ansiosos para ver todos vocês na água em breve”, diz nota oficial publicada pela entidade após a decisão do governo havaiano.
Uma vez que toda a temporada de provas de canoa havaiana foi cancelada em 2021, a nota da OHCRA informa também que já está planejando o calendário de 2022 e ainda vê “oportunidades únicas para este verão”. Veja abaixo a nota na íntegra: