O que treinar no início da temporada?
Em sua primeira coluna de 2023, Paulo Vasco fala sobre o que treinar no início da temporada de ... leia mais
Fala galera, vamos tratar de um assunto importante para remadores de longa distância, atletas e competidores que se dedicam horas de treino para evoluírem e conseguirem resultados significativos em provas longas, tendo em vista que teremos várias competições com essas características no segundo semestre deste ano.
Um treinamento eficiente, não é apenas remar de forma aleatória duas ou três vezes por semana e no fim de semana remar o dobro da distância da prova almejada. Treinamento físico é uma ciência interdisciplinar que envolve aspectos nutricionais, psicológicos, sociais e análises biomecânicas, cinesiológicas, morfofisiológicas e metabólicas dos praticantes e, ainda, questões relacionadas aos equipamentos que podem contribuir com até 10% da sua performance.
Claro que você, atleta ou praticante de esportes náuticos de endurance, não precisa dominar estas ciências, isso é obrigação da equipe de profissionais que devem lhe acompanhar nos seus treinos. Você precisa ter noções básicas de que é necessário um suporte técnico qualificado e capacitado para lhe auxiliar em suas dificuldades e nos seus objetivos.
Na preparação física para provas longas, não é preciso remar sempre a mesma distância e numa velocidade máxima, o grande lance é variar as intensidades e o volume de acordo com o nível do praticante e seu tempo disponível para o treino.
Quem não é profissional e não está familiarizado com a ciência do treinamento de esportes a remo, pode pensar que, para uma prova longa, basta simplesmente remar essa mesma distância todos os dias ou remar um período equivalente ao tempo de prova. E há, ainda, crenças de que é preciso imprimir sempre a mesma velocidade em todos os treinos, impedindo assim o desenvolvimento neuromuscular e energético.
A cada dia de treinamento, você deve imprimir um ritmo diferente, alterando a velocidade, a pressão na fase aquática e cadência ou simplesmente uma remada regenerativa, para promover uma recuperação total ou parcial da fibra muscular envolvida na biodinâmica do seu esporte. Pois o objetivo é preparar o remador para situações de estresse por um longo período, suportando descargas hormonais e metabólicas promovidas pelo esforço.
Para um treinamento seguro e eficiente é preciso se orientar por planilhas elaboradas e estruturadas, detalhando variáveis do seu treino, como se fosse uma espécie de manual para aquela prova. Podemos citar aqui alguns métodos de treinos fundamentais que devem ser inseridos na sua planilha:
Com um bom planejamento você poderá chegar mais longe em menos tempo, vou mostrar um pouco do que acontece no seu organismo no esporte de longa distância (endurance).
Para facilitar a compreensão de todos, elaborei esse resumo acima, dando ênfase ao esporte de endurance, nosso corpo precisa ser condicionado a entrar na via aeróbia o mais breve possível. Assim, uma preparação física adequada e com todos os requisitos e princípios que exigem o treinamento esportivo, o praticante consegue recrutar rapidamente as fibras musculares do tipo I e aumentar o número de mitocôndrias, favorecendo uma maior extração de O2 da corrente sanguínea e equilibrando o sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético durante o esforço físico.
Claro que com o treinamento regular e seguindo uma planilha bem elaborada, outros benefícios serão adquiridos nesse processo, como complacência vascular (capacidade de vasodilatação e vasoconstrição dos vasos), vascularização muscular (aumento do leito sanguíneo), bradicardia fisiológica pós treino, aumento do VO2 (melhor extração de oxigênio), aumento da densidade óssea e fortalecimento dos tendões, ligamentos e músculos.
Com isso, espero ter justificado para vocês a importância de planejar (periodizar) seus treinos e que vocês possam obter mais informações do assunto com seu treinador, possibilitando melhores resultados nas provas de longa distância que você almeja.
Lembre-se, a internet tem TODOS os treinos MENOS o seu! O treinamento não é uma receita de bolo!
Até a próxima!