Eduardo Gadelha: da favela para o Mundial de Va’a
De origem humilde, talento da nova geração do va'a brasileiro, Eduardo Gadelha, realiza sonho de competir ... leia mais
“Iakos de encaixe valem a pena?”. Essa é uma das perguntas mais recorrente que me fazem. Indo direto ao assunto, na minha opinião é que se trata, sim, de uma mudança que veio para ficar e deve se tornar padrão.
No entanto, ainda existem alguns detalhes que precisam ser melhorados para os iakos de encaixe, mas principalmente, para quem tem que guardar a sua canoa desmontada é melhor ter os de encaixe.
A praticidade de montar, desmontar, repetir ou ajustar uma regulagem é um grande diferencial. As vantagens não param por aí: os iakos de alumínio não têm a flexibilidade da madeira e até mesmo dos iakos de carbono existentes hoje no mercado.
E quando falamos de alta performance, essa flexibilidade gera uma perda no desempenho, retarda o tempo de resposta da canoa e pode inclusive forçar uma torção do casco. Fiz um vídeo para mostrar isso para vocês:
DESVANTAGENS – Todavia, também temos algumas desvantagens. Os iakos alumínio podem entortar e como eles não têm memória, você terá que fazê-los voltarem a forma original forçando-os. Esse processo vai cada vez mais comprometer a rigidez do iako naquele ponto.
Para iakos menos rígidos (temos iakos de alumínios de rigidez diferentes) essa deformação pode acontecer facilmente, o próprio peso de um remador menos experiente pode fazer isso.
Mas, por outro lado, se os iakos forem muito rígidos, em caso de um acidente a chance de quebrar a canoa nos pontos de encaixe é muito grande e nesse caso o “prejuízo” será maior.
Outro ponto que também temos que levar em consideração é que para quem rema no mar. As presilhas que fixam os iakos nas canoas precisam ser lavadas com água doce a cada uso, senão o sal vai impregnar a pode chegar a um ponto de elas quebrarem na tentativa de soltá-las.
Vejamos abaixo um comparativo entre os dois tipos de iakos para canoas V1