Como a preparação física pode ajudar sua performance no esporte
Ana Carolina Morelli fala sobre a importância da preparação física feita correta e como ela é importante ... leia mais
Olá pessoal! O portal Aloha Spirit Mídia está de cara nova e pra mim é uma satisfação enorme fazer parte dessa história.
Trazer para vocês o melhor conteúdo sobre esportes aquáticos é uma missão que eu compartilho com esta grande equipe de redatores e colunistas!
Este ano de 2020 certamente foi um desafio enorme para todos. A pandemia não só nos afastou das pessoas que amamos, como também nos distanciou do nosso ambiente esportivo e de lazer.
Seguimos firmes fazendo nossa parte, adotando todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades para que esta crise passe o mais breve possível.
Saúde em primeiro lugar sempre! Apesar de vivermos um período ainda de muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro, aproveito a oportunidade para falar de um assunto muito importante na vida de um atleta amador ou profissional: o Planejamento.
Depois de meses parados ou treinando de forma alternativa, muitos já retornaram, outros estão retornando aos poucos para a rotina de treinos.
As principais provas do calendário já estão marcadas para 2021. Portanto, esta é a hora certa para que você trace seus objetivos e defina qual a sua prova alvo, ou provas alvo, para o ano seguinte.
Muitos me perguntam: “Samir, treino há 1, 2 anos, dá pra nadar uma 14 Bis?”; ou: “Samir, quero fazer prova X mas tenho só 3 ou 4 meses, será que dá tempo?”.
Sim! Tudo é possível desde que você saiba se planejar adequadamente, entenda como distribuir o volume de treino de acordo com a sua prova alvo e, claro, cumpra todas as fases de preparação.
A primeira coisa a fazer é saber é a quantidade de dias e horários você tem disponível para treinar.
Alguns podem só 2 ou 3 vezes por semanas, outros já conseguem treinar uma hora todos os dias. Vai de acordo com a rotina de cada indivíduo.
Mas seu treinador precisa disso muito claro, pois o volume e a intensidade dos treinos serão distribuídos dentro dessa carga horária disponível para que o atleta alcance o condicionamento necessário para encarar a prova alvo.
Por exemplo, para nadar 10k, eu recomendo para o atleta um volume mínimo de 20k por semana e pelo menos de 10 a 15 semanas de treino antes da data da prova.
O atleta então vem até mim e diz que pode treinar durante 1 hora, 4x por semana, durante 12 semanas. Eu, treinador, vou distribuir esses 20k semanal e a carga de treino dele (intensidade) dentro desse período disponível para treinamento para que ele consiga atingir a sua meta.
Durante a preparação também é comum realizar simulados e/ou inserir provas com metragens menores antes da prova alvo.
Seu treinador também leva isso em conta na montagem do planejamento. Por isso, sente-se com ele o quanto antes para alinhar todos os detalhes e planejar sua temporada 2021 da melhor forma possível!
Alguns atletas já me relataram dificuldade em estipular uma prova alvo ainda em meio a pandemia, até porque não se sabe se vamos ou não passar por uma segunda onda, se teremos ou não que nos isolar novamente.
Não tem problema! Independente de ter ou não competição, tenha um objetivo, um propósito! Quero ganhar força, quero nadar 7k em 2h10min, enfim. Estipule um tempo, 10, 12 semanas, procure um desafio para seu corpo.
Faça seu planejamento e vá atrás do seu objetivo! Isso vai te estimular a melhorar sua técnica, seu nado… Sem falar que treinar com regularidade faz bem para a saúde!
Espero mais uma vez ter ajudado vocês. Mês que vem estamos de volta com novas dicas e informação!
Abraço!