
Remador morre afogado durante competição de canoagem no DF
Remador Gilmar Dietrich, de 66 anos, morreu afogado no Lago Paranoá após virar seu caiaque durante uma ... leia mais
Personal trainer e professor de canoagem, Ricardo Freitas Maia foi surpreendido com a notícia de que duas de suas alunas moradoras do Rio de Janeiro, Lilian e Neiva, haviam contraído Covid-19.
Elas passaram, em média 15, com os sintomas recebendo o devido tratamento, e após a alta, mais 40 dias em um processo de fisioterapia respiratória para recuperar a capacidade pulmonar.
Ricardo conta que as alunas o procuraram após receberem a confirmação de que os exercícios de remada poderiam ajudá-las a obter uma recuperação cardiorrespiratória mais rápida, desde que feitos de maneira específica.
O professor, que realiza suas aulas na Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal da Cidade Maravilhosa, aceitou o desafio, mas, antes, realizou exames para certificar-se de que ele não havia contraído o vírus.
As amigas então retornaram às aulas de canoagem de maneira reduzida, apenas uma vez por semana, realizando paradas estratégicas dentro de um planejamento de exercício planejado por Ricardo.
O resultado foi surpreendente com uma aceleração na capacidade cardiorrespiratória de ambas. Uma delas, inclusive, relatou melhoras também na sensação de ansiedade e depressão, tratadas através de acompanhamento profissional.
Ricardo Maia espera que esse caso sirva de exemplo para encorajar outros educadores físicos a realizarem treinamentos específicos, direcionados a ex. pacientes da Covid-19 no processo de recuperação da capacidade pulmonar.
“Como é de amplo conhecimento, as atividades ao ar livre, assim como a canoagem, que aproxima seus praticantes da natureza, são uma valiosa ferramenta que proporciona higiene mental e condicionamento físico, e, portanto, muito valiosas na manutenção e recuperação da nossa saúde”, esclarece o professor.
Ricardo, no entanto, enfatiza que todos os cuidados com distanciamento social e medidas de proteção, como o uso de máscaras e a higienização dos equipamentos, devem ser seguidos à risca, bem como o respeito às determinações das autoridades locais.
“É fundamental respeitar as determinações dos órgãos de saúde. Se em sua região a prática esportiva ao ar livre está permitida, então, os exercícios de remada poderão se transformar num aliado poderoso na recuperação de casos da Covid-19”, finaliza.