A épica história da remadora que circunavegou a América do Sul de caiaque
Conheça a história da épica travessia da alemã Freya Hoffmeister, a primeira pessoa da história a ... leia mais
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, autorizou à partir desta quarta-feira (22) a flexibilização das regras de quarentena de prevenção à pandemia de COVID-19 no estado.
Centros comerciais, shoppings e academias voltam a funcionar com normas específicas, como o uso de máscaras e higienização das mãos nas entradas destes estabelecimentos, além de horários mais restritivos.
Parques e praias também estão liberados, mas sem aglomerações e sem permissões de permanência no local.
Com isso, a prática do surfe e remada individual voltam a ser liberadas. No entanto, elas devem ser feitas respeitando-se um distanciamento mínimo de raio de 1,5 metro entre as pessoas.
O governador admite que, com as liberações, os casos devem aumentar, mas as medidas foram tomadas com base nos resultados obtidos pelo estado até então.
Carlos Moisés informou que à partir desta quarta, haverá um efetivo extra com a função de fiscalizar se as novas regras estão sendo cumpridas. Ele também fez um alerta sobre o afrouxamento das medidas:
“Se as medidas não forem acatadas, serão revertidas. Só funciona em Santa Catarina se as pessoas ajudarem, se cooperarem frequentando apenas locais que acatam as normas. E aqueles que podem, devem ficar em casa. Pessoas que estão no grupo de risco, idosos, devem ficar em casa”, alertou o Governador.
Atualmente Santa Catarina é o 10º estado em número de casos de coronavírus, e segundo estudo do Ipea, foi o terceiro estado com medidas mais restritivas em relação ao isolamento.
Santa Catarina tem registrado até o momento 1091 casos de COVID-19 e 37 óbitos.