Nacional de canoa polinésia registra recorde na Nova Zelândia

Compartilhe
Nacional de Waka Ama
A canoagem polinésia está em ótima fase na Nova Zelândia. Foto: Reprodução

O Brasil não é o único país onde a canoagem polinésia vive um verdadeiro ‘boom’ em termos de popularidade.

Na Nova Zelândia, um dos berços do va’a, lá conhecido como Waka Ama, a modalidade experimenta uma fase de intenso desenvolvimento.

No último dia 12 de janeiro teve início o campeonato nacional de sprints, “31st annual Te Wānanga o Aotearoa National Waka Ama Sprint Championships”.

A competição foi realizada pela primeira vez em 1990 no mesmo lago Karāpiro, onde é sua base este ano, com a participação de dezessete clubes e 43 equipes.

Em 2020, são 2168 atletas inscritos representando 68 clubes que disputarão os prestigiados títulos nacionais de sprint em suas canoas para seis remadores.

Nas categorias individuais a competição registrou 3850 remadores inscritos competindo em categorias separadas por idade, assim como nas disputas por equipes:

Kids (abaixo de 10 anos), Intermediário (11-13 anos), Junior Sub-16, Junior Sub-19, Open, Máster (40) Máster Senior (50) Golden Master (60) e Masters 70.

As provas serão disputadas em distâncias de 250 m, 500 m, 1000 m e 1500 m.

Acompanhe o nacional de Waka Ama ao vivo

O evento vai até o dia 18 e as disputas poderão ser acompanhadas ao vivo via website oficial do evento AQUI ou pelo Facebook da Maori Television a partir das 8 h no horário local.

Obs.: é necessário fazer um cadastro para conseguir acompanhar as disputas via website.

Compartilhe