Mundial da ISA em Porto Rico divulga datas oficiais
Edição de 2022 do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA será realizada entre os meses de outubro e novembro ... leia mais
Após as disputas de Sprint e Longa Distância, a terça-feira (26) foi marcada pelo Race Técnico do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA.
A praia de Sunzal, sede do evento, recebeu na parte da manhã as rodadas classificatórias individuais e, na parte da tarde, foi a vez das disputas entre nações, o “Team Relay”.
Com uma distância total de 5 km, as provas técnicas foram disputadas por meio de três voltas em um circuito de aproximadamente 1,6 km, delimitado por cinco boias, em formato de “M”, com a boia de número 04 estrategicamente localizada no pico das ondas, garantindo o surfe na pernada final.
Originalmente estavam programadas disputas individuais de paddleboard e SUP Race, no entanto, somente o SUP foi para a água.
Isttefany Morais, Jesskia Moah, Vinnicius Martins e Luiz Guida “Animal” entraram na água representando o Brasil nessa categoria.
Já o “Team Relay” brasileiro foi composto por Patrick Winkler, Sinara Pazos, Arthur Santacreu e Aline Abad.
As disputas individuais femininas foram disputadas em duas baterias eliminatórias que classificaram as 12 finalistas.
Já a vencedora da segunda bateria foi, Jade Howson, (EUA), medalha de ouro na prova SUP Sprint de domingo, foi a primeira colocada e, de quebra, fez o melhor tempo entre as mulheres: 21m04s.
Na primeira bateria, a espanhola Esperanza Barreras, medalha de ouro na prova de Longa Distância, com o tempo de 23m08s.
Isttefany Morais estava na primeira bateria, porém, não conseguiu se classificar para a final, mas Jesskia Moah, que disputou a segunda bateria, garantiu sua vaga na finalíssima.
No masculino, os destaques foram Martin Vitry (FRA), vencedor da bateria 01 com o tempo de 18m48s e Leonard Nika, que venceu sua rodada com o tempo de 18m41s, recorde do dia.
Ambos os brasileiros Vinnicius Martins e Luiz Guida “Animal” obtiveram a classificação remando forte e estão garantidos nas finais de amanhã.
Dez nações participaram das disputas por equipes, o Team Relay, feita em forma de revezamento com um remador de SUP e Paddleboard de cada gênero, formando uma equipe de quatro competidores, cada um completando uma volta uma volta do percurso até liberar seu próximo companheiro de equipe na disputa.
Os países participantes foram Argentina, Austrália, Brasil, França, Guatemala, Itália, Japão, África do Sul, Espanha e EUA.
Os remadores de paddleboard largaram primeiro e boa parte dos competidores foram atingidos por uma onda da série, causando uma série de tromadas e colisões entre as pranchas de paddleboard.
Carlos Alonso Ruiz, da equipe espanhola, e Julen Marticorena, da equipe francesa, conseguiram se desvencilhar do espumeiro chegando em primeiro na areia, onde eram aguardados ansiosamente por seus companheiros de equipe. Esse movimento de ambos foi fundamental para o desfecho da prova.
Na terceira volta da prova, a equipe da Espanha consegui abrir boa vantagem frente às demais, garantindo assim a medalha de ouro com o tempo de 12m31s.
A França França ficou com a medalha de prata, EUA com o bronze e Japão com o cobre.
Já a equipe brasileira terminou a prova na sexta colocação.
Com os resultados de hoje a equipe francesa assume a liderança no quadro de medalhas seguida por EUA, Espanha e Brasil, na quarta colocação.
Nesta quarta-feira (27) serão definidas as medalhas individuais de Race Técnico no SUP e paddleboard.
As disputas têm previsão de início para às 10h00 (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas ao vivo AQUI.
Primeiro com o paddleboard, com a participação de Sinara Pazos e Rogério Mello, depois com o SUP Open, com a participação de Vinnicius Martins, Luiz Guida Animal e Jessika Moah e, por fim, o SUP Júnior, com a estreia de Murilo Rosa em provas internacionais e Iasmim Morais, que apesar da pouca idade, já uma atleta experiente.