
I Festival de SUP do RJ marca a retomada do esporte no Rio
FESUPRJ realiza com grande sucesso nas águas da lagoa de Marapendi, no Rio de Janeiro, o I Festival de ... leia mais
Os brasileiros tiveram um bom começo ontem em Quindao, China, durante a primeira edição do Mundial de SUP da ICF. Não deu pódio, mas foi por pouco. Vinnicius Martins ficou com a quarta colocação e Lena Guimarães Ribeiro ficou em quinto.
Eles competiram na prova de longa distância, programada para abrir o evento, que terá mais dois dias de prova com disputas de Sprint e Race Técnico (veja a programação do Mundial aqui).
Uma forte ventania poucas horas antes do início da prova, porém, quase mudou os planos da organização, que chegou a anunciar que iria realizar a prova de Sprint no lugar da Longa Distância, fato que causou rebuliço entre os atletas e uma verdade “guerra de informação” entre a mídia especializada.
Porém, após muito se especular, os diretores de prova optaram por colocar a Longa Distância na água com cerca de duas horas de atraso.
Largaram primeiro os homens, com Vinnicius Martins tendo um excelente início de prova, liderando o pelotão de elite nos primeiros quilômetros (forma no total 12 km ao invés dos 18 km originalmente anunciados).
Vinni porém, foi em seguida ultrapassado por Michael Booth (AUS) e os irmãos Bruno e Daniel Hasulyo, que imprimiriam um forte Sprint abrindo vantagem e definindo assim a briga pelo ouro.
Ao final, Booth ficou com a primeira colocação, seguido por Bruno Hasulyo, com a prata, e Daniel Hasulyo. Vinnicius conseguiu segurar sua posição e concluiu a prova na quarta colocação.
Entre as mulheres, que largaram um pouco depois dos homens, Lena Guimarães Ribeiro fez uma excelente largada e, assim como Vinni, também assumiu a ponta nos primeiros quilômetros da disputa.
No entanto, a alemã Sonni Honscheid impôs seu ritmo e conseguiu ultrapassar a brasileira, que passou a brigar pela segunda colocação em um pelotão de elite feminino formado por Olivia Piana (FRA), Fiona Wylde (EUA), Susak Molierno (ESP) e Rika Okuak (JAP).
Ao final da disputa o pódio ficou definido com Sonni Honscheid levando o ouro, Olivia Piana, a prata, e Fiona Wylde, o bronze. Lena cruzou a linha de chegada na quinta colocação.
Para hoje estão programadas as provas de Sprint Race, com a participação dos brasileiros Arthur Santacreu e Jessika Moah, ambos com chances reais de medalha.
As disputas têm transmissão ao vivo e podem ser acompanhadas aqui no Aloha Spirit Club a partir das 22h do horário de Brasília.
1º Michael Booth AUS
2º Bruno Hasulyo HUN
3º Daniel Hasulyo HUN
4º Vinnicius Martins
1º Sonni Honscheid (ALE)
2° Olivia Piana (FRA)
3º Fiona Wylde (EUA)
5º Lena Guimarães Ribeiro
FESUPRJ realiza com grande sucesso nas águas da lagoa de Marapendi, no Rio de Janeiro, o I Festival de ... leia mais
No encerramento da Molokabra 2020, os competidores remaram ao longo de exatos 32 km, mais uma vez, em ... leia mais
3ª etapa do Circuito Va’a Costa do Sol de Canoa Havaiana acontece entre sábado (30) e domingo (1º), a ... leia mais
Primeira edição do Festival Aquático de Praia Grande reúne bom público para disputas de SUP race, caiaque ... leia mais