Jamie Mitchell rema 273 quilômetros e conclui o desafio Seven Crossings

Compartilhe
Jami Michel sentado sobre o paddleboard contemplando o fim de tarde
Missão cumprida: Após seis dias de remada, Mitchell completa seu desafio que agora irá virar documentário. Foto: Donald Miralle

Após seis dias e 273 quilômetros remados ao longo de sete ilhas, o australiano Jamie Mitchell completou com sucesso a primeira etapa de seu projeto Seven Crossings.

Usando sua prancha de paddleboard de 17 pés e seus braços, o water man de 43 anos atravessou as sete ilhas que compõe o arquipélago das Ilhas do Canal (Channel Islands) localizadas na costa da Califórnia (EUA).

No primeiro dia, Mitchell atravessou as ilhas de San Miguel, Santa Rosa e Santa Cruz, por um total de mais de 27 quilômetros. Condições excelentes, temperatura agradável, pouco vento e mar liso, incentivaram a remada, e o australiano conseguiu concluir a pernada sem maiores problemas. 

A calmaria antes da tempestade 

Mãos de Jamie Michel com muitos calos
Mãos de Mitchell são um testemunho do desafio. Foto: Donald Miralle

No dia seguinte, cujo trajeto seria entre as ilhas de Anacapa à Santa Bárbara, Jamie teve que percorrer a maior e mais exposta parte de sua travessia: 64 km em mar aberto. O clima continuou favorável, porém, os ventos tornaram-se um pouco mais intensos e Mitchell foi ao limite de suas forças para concluir a etapa em cerca de oito horas.

mapa das channel islands, califórnia
O percurso realizado por Jamie.

A partir daí o resto da jornada se tornou uma verdadeira provação para ele. Além do desgaste físico, um swell atingiu o arquipélago provocando muita agitação no mar e os ventos com cerca de 20 nós, atingiram o remador sem piedade por todo o percurso. Os membros da equipe de apoio ficaram impressionados com a tenacidade de Mitchell, que, não por acaso, tem dez títulos da Molokai 2 Oahu no currículo.

Com os dentes serrados ele remou, sem hesitar, da ilha de Santa Barbara à San Nicolas, uma região habitada por uma grande de leões-marinhos e tubarões brancos, para concluir a penúltima parte de sua jornada.

No sexto e último dia, Jamie concluiu 48 quilômetros de remada entre San Clemente e Santa Catalina. No total, 7 ilhas, e uma distância de 273 quilômetros remados em mar aberto ao longo de 6 dias. 

É difícil ter uma ideia da dimensão do tamanho feito, mas a distância da travessia total e a velocidade que ele manteve são incríveis“, declarou o fotógrafo Donald Miralle, que fez parte da equipe de apoio do remador.

Documentário Seven Crossings

jamiel michel rema de paddleboard no mar da califórnia
Documentário sobre a travessia terá a causa ambiental como tema central. Foto: Donald Miralle

Toda travessia foi registrada em vídeo e irá virar um documentário que será lançado no começo de 2020. Esta será a segunda etapa de seu projeto.

A proposta do desafio de Mitchell vai além da superação física. Ele quer mostrar que não estamos separados por oceanos, mas conectados, e quer aumentar a conscientização da sociedade para a questão das mudanças climáticas que estão em curso em nosso planeta.

Em parceria com o Instituto Wrigley de Estudos Ambientais da USC na Ilha Catalina, o projeto arrecadará dinheiro para pesquisas, soluções e divulgação educacional para comunidades em todo o sul da Califórnia.

O oceano me deu tanto, e agora é hora de retribuir. O Projeto Seven Crossings tem a missão de ajudar a educar pessoas de todas as idades sobre o trabalho que está sendo feito pela preservação de nossos mares. Quando fortalecemos boas políticas, as empresas se tornam mais sustentáveis ​​e podemos fazer escolhas melhores”, conclui Mitchell.

Para saber mais sobre o projeto acesse sevencrossingsproject.com.

Compartilhe