Expedição Tapajós-Arapiuns: Remando em apoio à Amazônia

Compartilhe
Expedição Tapajós-Arapiuns
Expedição tem a missão de apoiar comunidades, brigadistas e gestores de Unidades de Conservação no combate a incêndios e na mitigação dos desafios provocados pela seca na Amazônia. Foto: Reprodução Instagram @santaremvaa

A partir do dia 27 de outubro um grupo de remadores da região Sul da Bahia dará início à Expedição Tapajós-Arapiuns a partir de Santarém, no Pará, com a proposta de percorrer a remo 135 km do Rio Arapiuns, numa área pertencente à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, uma das maiores Unidades de Conservação do Brasil.

Em função da seca extrema que atinge toda a bacia amazônica, a proposta da expedição ganhou uma nova missão: apoiar comunidades, brigadistas e gestores de Unidades de Conservação no combate a incêndios e na mitigação dos desafios provocados pela adversidade climática.

Entre os 13 remadores e remadoras que participam da travessia, composta por remadores dos clubes Santarém Va’a, Mutá Hoe e Jana Va’a, estão os professores José Adolfo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), e Leandro Loguercio, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), da Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC.

Expedição Tapajós-Arapiuns
Em alguns trechos de rio estão praticamente sem água. Foto: Reprodução Instagram @santaremvaa

Logo ao chegar à comunidade, os professores relataram a grave situação de seca que tem se acirrado na região. Uma brigada de incêndios atua desde o dia 4 de outubro para conter as chamas que já atingiram mais de 3.000 hectares florestais no interior e adjacências da Reserva Tapajós-Arapiuns, uma das mais afetadas.

O Prof. José Adolfo destaca ainda a dificuldade para obtenção de materiais necessários para a atuação das brigadas:

O acesso à região só pode ser feito por via fluvial e a baixa do nível dos rios impõe desafios à logística de abastecimento de água, alimentos e material de apoio ao combate dos incêndios. No dia 27/10, Yara e Caroline Louise, canoa e barco de apoio, partirão do Porto de Santarém em direção à reserva, levando apoio material e moral a todas e todos que estão empenhados em cuidar desta importante Unidade de Conservação da região do Baixo Tapajós”, relata o docente.

Expedição Tapajós-Arapiuns
Prof. José Adolfo. Foto: Reprodução Instagram @santaremvaa

Diante dessa situação, o professor disponibilizou sua conta bancária para recebimento de doações. Qualquer valor será de extrema importância para a aquisição de recursos – a meta é conseguir 116 cestas básicas. Confira os dados abaixo e ajude com o quanto puder:

  • Chave PIX (telefone): 73991418202
  • Em nome de José Adolfo

Ao fazer a sua doação, favor enviar o comprovante por WhatsApp para o mesmo número, a fins de prestação de contas.

Com informações de: adusc.org.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe