Alimentação saudável: 6 dicas para turbinar seus treinos

Compartilhe
Comer bem faz toda a diferença para quem busca mais performance nos treinos.

Se você está cansado de se sentir cansado e não consegue evoluir em seus treinos, provavelmente precisa reavaliar sua dieta e buscas uma alimentação saudável.

Já pensou em comer com a intenção de alimentar a “máquina” que é o seu corpo? Não, não estamos falando sobre adicionar mais cafeína ou bebidas energéticas em sua ingestão calórica diária.

Estamos falando em se alimentar com mais qualidade. Nada complicado. Alimentos integrais e não processados sustentam naturalmente os níveis de energia de seu corpo, trazendo vantagens nutricionais e, também, muito sabor ao nosso dia a dia.

Aqui vão 6 dicas de alimentos que irão turbinar seus treinos:

BANANAS

Bananas.
Bananas são o alimento mais comum consumido por atletas – e há uma razão para isso.

É o alimento queridinho dos atletas e há uma boa razão para isso. As bananas contêm hidratos de carbono, magnésio e potássio – todos essenciais para o desempenho atlético e um funcionamento saudável de nosso corpo.

Um estudo feito em  2012 revelou que as bananas são tão eficazes quanto as bebidas esportivas durante a atividade física e fornecem uma combinação saudável de açúcares também.

Figuram entre as frutas mais calóricas que existem e contêm vitamina B6 e fibras.

FRUTAS CÍTRICAS

Frutas cítricas são benéficas para ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e hipertensão. Foto: Jessica Lewis / Pexels

Frutas cítricas como laranjas e tangerinas ajudam a aumentar os níveis de energia com a sua fibra solúvel e um maior teor de açúcar natural. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico e ajuda no tratamento do estresse.

Elas também contêm ácido fólico e são benéficas para ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e hipertensão. Adicione uma porção de frutas cítricas ao seu café da manhã ou consuma uma fruta desse tipo durante seu “lanchinho da tarde”.

BATATAS DOCES

Batata doce: além de deliciosa, é muito nutritiva.

A batata doce, além de deliciosa, é muito nutritiva. Estão cheias de hidratos de carbono complexos, que são fundamentais para a otimização da energia do corpo pois levam mais tempo para ser digeridos.

Com efeito, eles suprem o corpo com um fluxo constante de energia durante um período de tempo prolongado.

As batatas doces também são uma fonte rica para a vitamina A – responsável por ajudar a combater a fadiga crônica -, bem como o ferro, o que ajuda na manutenção dos músculos e funções cerebrais.

Uma outra vantagem: batata doce contém alfa-caroteno, um carotenóide que ajuda a prevenir o crescimento de tumores.

SEMENTES DE CHIA

A pequena semente chia embala uma tonelada de nutrientes e energia. Foto: Castorly Stock / Pexels

A combinação vencedora de hidratos de carbono, gorduras omega-3, ferro, proteínas e até mesmo fibra. A pequena semente chia embala uma tonelada de nutrientes e energia.

Os Tarahumara, um povo nativo que habita o noroeste do México, famosos por sua habilidade e resistência em corridas de longa distância, consomem chia para durante suas ultra-maratonas.

Hoje estudos comprovam o que eles já sabem há séculos: a chia aumenta a resistência física.

NOZES

saudáveis por causa de suas gorduras monoinsaturadas, fibras e proteínas.

As nozes são alimentos altamente calóricos, ainda assim, são consideradas saudáveis por causa de suas gorduras monoinsaturadas, fibras e proteínas.

A combinação de fibras e proteínas nos mantém saciados, enquanto ajuda a evitar falhas de fornecimento de açúcar no sangue, o que naturalmente nos traz a fadiga. Pegue um punhado ou uma colher de sopa de pasta de amendoim natural (sem aditivos como sal ou açúcar) e consuma juntamente com uma banana e você terá a certeza de que está alimentado.

ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA

Aumente a sua energia e hidratação consumindo esses alimentos. Foto: Cats Coming / Pexels

De acordo com o Institute of Medicine, cerca de 20 por cento do consumo de água das pessoas é derivado de alimentos.

A desidratação acelera a sensação de cansaço e fadiga e leva a uma longa lista de outros problemas de saúde.

Quando o corpo está desidratado ele deixa de funcionar corretamente porque os nutrientes não se transportam para a corrente sanguínea de forma tão eficaz.

A desidratação também resulta na incapacidade do organismo de se livrar de toxinas ou acúmulo de resíduos de forma eficiente, resultando em menos produção de energia.

Sendo assim, aumente a sua energia e hidratação ao mesmo tempo consumindo alimentos integrais ricos em água como pepino, aipo, berinjela ou brócolis.

Compartilhe