Punta Rocas receberá o PASA – Pan-Americano 2024
Punta Rocas, Lima, Peru, será o palco do XVII PASA - Pan-Americano de Surfe, que será realizado de 2 a 13 ... leia mais
Após as disputas eletrizantes de sábado, o domingo foi marcado por uma maratona de competições intensas no encerramento do Aloha Spirit Ilhabela 2023.
Seguida da abertura da arena, às 6h, a primeira prova do dia, OC6 e V6 Pro, mais uma vez deixou clara uma das características do Aloha: a de revelar equipes que vão dar trabalho na temporada do Brasileiro.
Este, sem dúvida foi o caso da recém-formada equipe Nova União, formada por remadores de Santos, que tem entre seus fundadores, Marinho Cavaco.
Fazendo uma prova impressionante, a Nova União foi a primeira equipe de seis remadores a concluir a prova de 20 km, chegando dois minutos à frente da vice-campeã da OC6 e segunda colocada Overall, Ubatuba Hoe. Bertioga Paddle Club completou o pódio na terceira colocação.
Na OC-6 Pro Feminino, outra equipe de Santos, CPT Girls, cruzou a linha de chegada na primeira colocação, chegando à frente da forte equipe feminina da He’e Nalu Roots Club, com Ubatuba Hoe em terceiro. As três equipes chegaram com poucos segundos de diferença, numa disputa de alto nível.
Marinho Cavaco, treinador da CPT, vibrou muito com o resultado de ambas equipes: “Abracei a missão de devolver nossa cidade, que é o berço do va’a no Brasil e é um celeiro de atletas. Nossa inspiração é a lendária equipe Tribo q Pira (primeira equipe campeã brasileira de va’a no início do circuito nacional) e estamos trabalhando forte com muito respeito e humildade”, declarou o remador e treinador santista.
Na categoria V6, que largou junto, vitória do tradicional clube Ilha Grande Va’a, no Masculino, e Taho’e, no Feminino. Esta prova foi válida como primeira etapa da Copa Brasil de Va’a, o primeiro campeonato nacional brasileiro focado nos modelos taitianos, com nove etapas previstas para 2023.
No Surfski Duplo, prova cujo resultado foi válido pela Copa Brasil de Canoagem Oceânica, vitória da dupla Luiz Wagner Pecoraro e Alexandre Felipe.
Natação em águas abertas, apneia e yoga aberta ao público completaram a extensa programação da manhã de domingo que culminou com as eletrizantes disputas de Race Técnico.
Dessa vez, ao contrário das edições anteriores, homens e mulheres largaram juntos, o que tornou as disputas de boia ainda mais intensas do que já são.
Vencedor da prova de longa distância de sábado, Guilherme dos Reis largou na frente abrindo boa vantagem sobre os demais competidores, seguido por Marinho Cavaco, na segunda colocação, e Matheus de Lima Vieira, em terceiro. Resultado esse que se manteve praticamente ao longo de toda a prova.
No feminino, as disputas foram bem intensas, com Lena Guimarães largando na frente, mas, sem seguida sendo ultrapassada por Paula Rodrigues na curva de boia.
A peruana Giannisa Vecco então se aproximou e a briga entre as três se tornou muito emocionante, com disputas tensas nas boias entre os homens dos pelotões anteriores à liderança.
Paula ainda caiu da prancha, mas manteve a liderança por mais alguns metros até ser ultrapassada por Lena, na reta final.
Lena, então, defendeu sua posição até a linha de chegada ficando com a primeira colocação, seguida por Paula, em segundo, e Giannisa Vecco, em terceiro.
Um final de prova emocionante que coroou o encerramento do Aloha Spirit Ilhabela 2023. A próxima etapa está marcada para os dias 19 a 21 de maio, em Saquarema (RJ).
Resultados e tempos de todas as categorias – AQUI.
Para mais informações, acesse alohaspirit.com.br.