Qual a importância do treino leve?
Você sabe qual a importância do treino leve? Nosso colunista, Paulo Vasco, fala sobre os chamados treinos ... leia mais
Em 2019 um vídeo que registra o encontro inesperado de remadores da base Quebra-mar Canoe Club e uma baleia Jubarte viralizou na Internet e chegou à grande mídia, sendo exibido em programas como Encontro com Fátima Bernardes, em rede nacional, pela Tv Globo.
As imagens, de fato, impressionam. Os remadores estão tranquilamente contemplando a paisagem da orla carioca, quando a Jubarte salta bem próxima a eles (veja abaixo):
Esse episódio acabou por gerar também uma matéria aqui no Aloha Spirit Mídia, no mesmo ano, com orientações a remadores no caso de um encontro com baleias no mar.
Certamente um assunto que deve ser de interesse de todos os remadores, principalmente praticantes de va’a e surfski, que pelas características das embarcações, podem atingir águas mais profundas com maior autonomia.
Sendo assim, a partir dos meses de outono e inverno, as chances de avistar esses extraordinários mamíferos aumenta consideravelmente.
Isso porque, nessa época do ano, as baleias da espécie Jubarte migram da Antártica para o litoral brasileiro rumo a Abrolhos, no sul da Bahia, onde encontram águas mais quentes para se reproduzirem e terem seus filhotes.
Com isso, somado ao crescimento do número de bases de va’a na costa brasileira, é cada vez mais comum o encontro entre remadores e baleias, e aqui vão alguns exemplos:
Pesquisadores estimam que cerca de 9 mil delas povoam a costa brasileira, e as aparições tornam-se comuns de Santa Cataria até o litoral da Bahia.
Avistar uma baleia no mar é sem dúvida uma experiência inesquecível e não há quem não se comova ao ver de perto um animal tão grande – mas ao mesmo tempo tão dócil – fazendo acrobacias surpreendentes em pleno mar, porém, é preciso ficar atento às recomendações de órgãos ambientais para que essa experiência seja a melhor possível.
Aproximações definitivamente não são recomendadas, principalmente em se tratando de uma baleia junto a um filhote.
É por isso que nossos órgãos ambientais realizam uma série de recomendações, como no caso do IBAMA, sobre como agir nesse tipo de situação.
Temos uma lei que exige limitações diante da aparição de uma baleia. A Portaria n° 117 do IBAMA estabelece que no caso de embarcações a remo ou a motor a uma distância mínima permitida é de 50 metros com o motor desligado e 100 metros com o motor ligado, em neutro.
Veja a ilustração abaixo:
Essa mesma Portaria estabelece uma série de normas que abordam questões de segurança tanto para as baleias, quanto para quem as observa. Para ler a Portaria, clique AQUI.
Existem normas para avistagem de baleias e golfinhos e a regra básica é não molestá-los. Veja quais são os cuidados necessários para proteger os animais e não coloca-los em risco:
Outra fonte de informação muito interessante sobre a aproximação de baleias é o Projeto Baleia à Vista, que destaca com ilustrações a importância dos cuidados para a preservação da espécie.