Como escolher a quilha certa para seu stand up paddle
O funcionamento de um stand up paddle tem relação direta com as quilhas. Sem elas, a prancha deslisaria ... leia mais
Quando estamos remando ao ar livre, estamos à mercê da natureza. Fato incontestável. Por isso, é fundamental priorizar a segurança, seja qual for seu nível. Nesse sentido, os aplicativos (app’s de smartphones) tornam-se grande aliados.
Antes de mais nada, para garantir um nível de segurança aceitável, precisamos ter um comportamento seguro, através de procedimentos bem definidos. Claro que, para cada objetivo de remada, o nível de segurança é diferente.
Podemos destacar alguns procedimentos importantes, como por exemplo, verificação de boletins do tempo, alertas da marinha e defesa civil, barco de apoio, uso de rádio e/ou celular e sempre avisar um conhecido do percurso a ser realizado, bem como, o horário previsto para o retorno. Muito importante que o leme, instrutor ou capitão da canoa saiba fazer a leitura de algum site de previsão do tempo para ter uma noção do que pode ocorrer durante o período da atividade.
Com base na leitura de um ou mais aplicativos de previsão de tempo, o remador poderá saber como o tempo estará antes e durante seu treino ou travessia/ passeio. Importante saber a direção e intensidade do vento, tamanho das ondas, direção da ondulação, horário da maré alta e maré baixa, amplitude da maré, possibilidade de grandes temporais com raios, entre outros.
Veja abaixo alguns aplicativos para remar com segurança que costumo utilizar aqui no Tribuzana Va’a:
Nele observo principalmente velocidade e direção do vento; tamanho das ondas, período e direção da ondulação, presença de nuvens e quantidade de chuva. Por exemplo, sabendo a direção e intensidade do vento eu consigo definir o percurso que irei fazer com minha turma. Sabendo o tamanho das ondas e direção da ondulação consigo saber se é um bom dia para uma saída mais desafiadora no mar.
OBS.: Para facilitar o entendimento fiz um destaque em vermelho para os indicadores de vento, em azul para os indicadores de ondulação e em alaranjado para os indicadores de nuvens e chuva. Em verde fiz um destaque para os indicadores de maré, mas para visualizar a tábua de maré prefiro usar o aplicativo Nautide.
É neste aplicativo que prefiro visualizar as condições de maré, como por exemplo, o horário da maré baixa (baixa-mar) e da maré alta (preia-mar), além de, o coeficiente de maré que indica a amplitude da maré. A amplitude de maré é a diferença entre a maré baixa e a maré alta. Quanto maior for o coeficiente, maior será essa variação de amplitude e isso poderá afetar a remada em um determinado local. Remar contra uma maré forte por muito tempo pode ser bastante desgastante não é mesmo?
OBS.: Na figura 1 você pode observar a tela inicial do aplicativo. Na figura 2 você pode observar a tela com o resumo de todos os indicadores mensurados pelo aplicativo. Já na imagem 3 você pode observar os indicadores específicos sobre a maré.
Este aplicativo é excelente para observar a presença de raios. Nele consigo ver em tempo real onde estão ocorrendo os raios em um mapa. Sabendo a direção do vento poderei saber se os raios estão vindo em minha direção ou estão se afastando. Estou utilizando esse aplicativo por bastante tempo e posso dizer que ele é infalível.
OBS.: Na figura 1 você pode observar a tela inicial do aplicativo. Já na figura 2 é apresentada uma figura com a tela de visualização do mapa com as ocorrências de raios por toda a região da Lagoa da Conceição em Florianópolis/SC.
O aplicativo Windy é excelente para visualizar a direção e intensidade do vento de forma mais detalhada e sendo visualizada diretamente no mapa, diferente do windguru que apresenta os indicadores em uma tabela. O que eu costumo fazer é primeiramente olhar as condições de vento no windguru, para dependendo da previsão, olhar com mais detalhes no windy.
OBS.: Na figura 1 você pode observar visualmente os indicadores de intensidade e direção do vento para toda a região sul do Brasil. Já na figura 2 você pode observar uma aproximação que realizei para observar de mais perto os indicadores para a região de Florianópolis/SC.
Você pode cadastrar o seu número de celular no sistema de mensagens da defesa civil e sempre que alguma situação de emergência seja identificada você receberá uma mensagem e poderá, por exemplo, cancelar ou adiar uma saída prevista em um momento ruim. Verifique se a defesa civil da sua cidade possui este importante serviço.
OBS.: Na figura 1 você pode observar uma mensagem de texto enviada pela Defesa Civil de Florianópolis/SC indicando previsão de ventos de moderado a forte para os dias seguintes. Na figura 2 você pode observar outra mensagem de texto indicando uma condição de mar grosso e com ressaca.
Para remadas mais desafiadoras é importante realizar uma consulta no site da Marinha do Brasil que emite boletins regulares. Você pode também instalar o aplicativo Boletim ao Mar para ter acesso às informações de forma mais fácil.
OBS.: Na figura 1 você pode verificar a tela inicial do aplicativo com diversas opções de previsão. Já na figura 2 você pode observar o aviso para a Área Charlie com indicadores referentes ao vento.
Importante entendermos que praticamente todos os aplicativos mencionados aqui possuem indicadores para diversos tipos de previsão de tempo. Você pode utilizar somente um para ter acesso a todas as informações, mas no meu caso, eu prefiro utilizar cada um deles para cada tipo de indicador. Desta forma acabo recolhendo informações de cada situação aonde visualmente me sinto mais confortável, mesmo assim, ainda posso utilizar os outros aplicativos para confirmar indicadores visualizados. Informação nunca é demais concordam?
Nota: esse texto faz parte do Curso Básico de Va’a criado por André Leopoldino e disponibilizado em capítulos, aqui no Aloha Spirit Midia. Para acessar todo o curso clique AQUI.