Projeto Grael anuncia seminário online gratuito “Barcos como Instrumento de Educação”
Seminário Barcos como Instrumento de Educação terá edição online visando a capacitação focada em ... leia mais
De 7 a 11 de dezembro aconteceu na Costa das Dunas (litoral do Rio Grande do Norte, Baía Formosa, Barra do Cunhau, Praia da Pipa e Tibau do Sul) o Mana Fest, o encontro dos Povos do Mar, incorporando atividades em vários esportes de praia, ações culturais e sociais.
O evento iniciou em Baía Formosa com as crianças do Instituto Italo Ferreira tendo o primeiro contato com a cultura polinésia através de uma palestra com o pessoal da Pipa Va’a. Em seguida, foram surfar no Porto de Baía Formosa.
No dia 8, aconteceu o aguardado downwind de Baía Formosa até a praia do Madeiro, com a participação de atletas de diversas partes do Brasil e, sob a coordenação de Marcelo Bosi, as OC6 e OC4 à vela saíram a 4 km da costa até o alinhamento para o downwind rumo à Pipa.
Dia 9 ocorreu a clínica de Sprint com Georgia Michelucci com as provas, na sequência, na Lagoa Guaraíras e um sunset nas Dunas de Malembá, cenário de alguns filmes de ficção científica, encerrando o dia em grande estilo.
Nos dois dias seguintes, 10 e 11, ocorreram simultaneamente as provas de natação em águas abertas, altinha, longboard, surf de OC4 e a grande novidade do evento: as provas de Lifesaving com a presença do time Campeão Mundial da Marinha do Brasil.
Também foram realizadas palestras do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte nas escolas da Secretaria de Educação sobre prevenção e primeiros socorros em afogamentos e apresentação de dança polinésia com as crianças da comunidade.
O Mana Fest teve caráter de festival com diversas equipes sendo montadas na hora e trouxe uma energia super descontraída para o evento.
Em 2023 outros esportes do mar serão incluídos para agregar mais pessoas de alma salgada. O Mana Fest contou com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul e o movimento Preserve Pipa.