No último domingo (22) a remadora Heloisa Helena Corrêa foi surpreendida com a aproximação de uma baleia jubarte, que emergiu ao lado seu lado em Santos (SP).
A bordo de um surfski, Heloisa remava na companhia de amigos quando avistaram o enorme mamífero. Ela conta que então procurou posicionar sua câmera para tentar filmá-la, quando a baleia emergisse novamente.
O que a remadora não esperava era que o animal fosse emergir bem ao seu lado, provocando um misto de euforia e medo:
“Quando a avistei, fiquei praticamente parada, sem movimentos bruscos tentando adivinhar onde ela levantaria novamente. Quando de repente ela me surpreendeu, levantou ao meu lado e a cauda chegou a bater na proa da embarcação“, descreveu a remadora.
Heloisa relata que já teve a experiência de ver baleias antes, em Guarujá, na Bahia e na Ilha das Palmas, e Santos. Entretanto, em todas essas vezes ela viu o animal de longe. Nas imagens, é possível ouvir um grito da remadora, assustada no momento da aparição. Ela conta que o medo era de cair e assustar a baleia.
Porém, Heloisa reitera que o momento foi muito especial e que tem uma ligação forte com o mar, após diversas experiências com esportes e proximidade com os animais. Porém conta que este foi o mais especial. “Nada tão maravilhoso como essa passagem com a baleia“, finaliza.
Pesquisadores estimam que cerca de 9 mil baleias jubarte navegam a costa brasileira entre abril e setembro, devido ao período de migração dessa espécie, que deixam o sul do continente em busca de águas mais quentes. Com isso, as aparições tornam-se comuns de Santa Cataria até o litoral da Bahia.
Avistar uma baleia no mar é sem dúvida uma experiência inesquecível, porém, é preciso ficar atento às recomendações de órgãos ambientais para que essa experiência seja a melhor possível.
Sendo assim, nossos órgãos ambientais realizam uma série de recomendações, como no caso do IBAMA, sobre como agir nesse tipo de situação.
Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo > Como agir ao encontrar uma baleia no mar.