
The Bridge Sup Cup | Assista ao vídeo oficial da 1ª etapa
Organização do The Bridge Sup Cup 2019 lança vídeo oficial com os melhores momentos da primeira etapa
A renomada prova de canoa polinésia V1RJ, que conquistou remadores no Rio de Janeiro e São Paulo, anuncia sua chegada a Santa Catarina. A V1SC está confirmada para o dia 7 de junho, na paradisíaca Praia da Ponta do Sambaqui, em Florianópolis (SC). A competição contará com duas categorias, desafiando a resistência e técnica dos participantes: Pró, com um percurso de 25Km e largada prevista para as 7h, e Amador, com 10Km e largada às 11h. As inscrições estão abertas até 05 de junho no site oficial do evento: v1sc.com.br.
Idealizada em 2018 por Fabio Valongo e Fabiano Faria, a V1RJ nasceu em Niterói com o objetivo de celebrar a canoa polinésia na modalidade V1 (canoa individual sem leme) em provas de longa distância, elevando o padrão das competições nacionais ao nível dos grandes desafios internacionais. O sucesso da iniciativa se consolidou e expandiu. Em 2023, São Paulo recebeu a V1SP, e em abril deste ano, o Espírito Santo sediou a V1ES. Agora, a maré de entusiasmo e competitividade sobe ainda mais, trazendo para Florianópolis a primeira edição da V1SC, que inclusive contará com Valongo no mar da capital catarinense para remar.
A etapa catarinense está sendo organizada pelos atletas de canoa polinésia Fernando Neves, Rodrigo Lima e Fernanda Dornelles. A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura de Florianópolis. Além de diversas empresas apoiadoras, o evento também conta com bases de canoas havaianas locais: Canoa Catarina, Kanoa Sambaqui, Natureza Va’a e Tribuzana Va’a; e o patrocínio da Orsegups e Açoriana Turismo.
“A ideia de trazer o evento para Florianópolis foi para fomentar o esporte que vem crescendo o número de praticantes de forma incrível e promover uma prova de longa distância, que já acontece em outras regiões do Brasil. Ao viabilizar uma competição, desenvolvemos a integração dos remadores. Pensamos que podemos futuramente organizar um circuito brasileiro de provas de V1”, afirma Neves, um dos idealizadores da V1SC.
Paralelamente à competição esportiva, a Associação de Moradores do Bairro de Sambaqui (ABS) promoverá um Luau na Praia do Toló, com início às 17h do mesmo dia. A iniciativa visa integrar atletas, moradores e visitantes, oferecendo uma imersão na cultura local. O Luau contará com diversas atrações musicais e culturais, incluindo uma tradicional apresentação de Boi de Mamão, manifestação folclórica típica da região.
A V1SC e o Luau da ABS compõem a programação durante todo o dia, convidando a comunidade a interagir, conhecer mais sobre as práticas do mar e valorizar as ricas tradições açorianas do bairro que sedia a prova. Será uma oportunidade única para celebrar o esporte e a cultura em um dos cenários mais bonitos da ilha.