Um balanço da Ilha Grande Va’a 2021

Compartilhe
Team Mirage He’e Nalu seguidos de perto pela equipe Rio Va’a. Foto: @fernandasilvaracena

No último sábado (25) grandes equipes de va’a do Brasil testaram suas forças para a quinta e penúltima etapa da Tríplice Coroa, o campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância, Ilha Grande Va’a 2021.

A competição foi realizada dentro de um circuito de 31 km, sem revezamento, com as equipes de OC-6, V6 e V3 largando na Vila do Abraão, seguindo em direção à bela praia da Lagoa Azul, para em seguida, retornarem ao ponto de partida.

Foi também o evento com a maior premiação dentro da Tríplice Coroa: R$12.000,00, tornando-a etapa com maior pontuação do circuito.

As equipes favoritas mostraram sua força: Kahu, no Feminino, e Team Mirage He’e Nalu, no Masculino, foram as primeiras equipes da Open, por gênero, a cruzar a linha de chegada entre todas as categorias.

Ambas liderando de ponta a ponta para conquistar a vitória de forma consistente. Team Mirage He’e Nalu terminou a prova após 2:26:27, colocando uma diferença de dez minutos sobre a vice-campeã, Ubatuba Hoe, uma das equipes que mais tem evoluído em 2021, que terminou o desafio com o tempo de 2:36:15.

Kahu Paddle Club (à frente) garantiu mais um pódio no ano de 2021. Foto: @fernandasilvaracena

Na terceira colocação, mostrando na prática o bom trabalho que vem sendo desempenhado pelo clube do litoral norte paulista, o time B da Ubatuba Hoe (2:40:21) e, fechando pódio na quarta colocação, a brava equipe Búzios, Hui Hoa, que precisou substituir o voga poucos dias antes da Ilha Grande Va’a concluindo a prova em 2:41:29.

Na Open Feminino, que teve a participação de três equipes, Kahu Paddle Club fez uma prova mais impressionante ainda do que a sua equivalente no Masculino.

As remadoras da equipe carioca completaram a prova em 2:59:10. Ilha Grande Va’a garantiu o vice-campeonato com o tempo de 3:06:26 e, fechando o pódio, Free Va’a Ilha Grande com o tempo de 3:29:43.

Vídeo > Highlights da Ilha Grande Va’a 2021

Na Mista Open, uma das categorias mais disputadas do circuito, a briga pelo pódio foi mais acirrada, com MacKnight Paddle School conquistando a primeira colocação com o tempo de 2:43:34 e Sampa Canoe Club, em segundo, com o tempo de 02:49:02.

Completando o pódio da Open Mista, Mare’are’a Va’a, em terceiro (03:07:53) e Ilha Grande Va’a fazendo as honras da casa, em quarto lugar (03:08:53).

Falando em disputas, a maior rivalidade de Tríplice Coroa de 2021 sem dúvidas está acontecendo na Super Master masculino entre Carioca Va’a e Sampa Canoe Club.

No entanto, dessa vez, ao contrário de todas as provas anteriores, em que ambas as equipes chegaram praticamente empatadas, os cariocas conseguiram imprimir um forte ritmo à disputa, abrindo boa vantagem sobre os paulistas, para vencer a prova com o tempo de 2:42:57.

Alto astral foi a tônica do evento. Foto: @fernandasilvaracena

Sampa Canoe Clube ficou com a prata, com o tempo de 2:48:24, Base Jurema Italo Va’a garantiu a medalha de bronze (2:54:06) e Vibe Ocean fechou o pódio na quarta colocação em 2:57:17.

Entre as mulheres da Super Master, apenas uma equipe competiu, a Marae Va’a, mas que, no entanto, remou forte, concluindo o desafio dos 31 km em 3:17:08.

Na Máster OC-6 Feminino, ascúnicas equipes da categoria, Aloha Spirt Team e Brava’a, travaram uma bela disputa, com Aloha Spirit Team conquistando a primeira colocação em 3:18:41, enquanto Brava’a ficou com prata com o tempo de 3:20:09.

Já entre os homens da Máster, apenas uma equipe, Esquilo Sports, que não aliviou e remou forte, fazendo a prova em 2:52:33.

Na V3, mais um pódio para Ubatuba Hoe, vencendo a disputa com tempo de 03:24:06. Vela Jovem Macaé, outro clube que evolui a passos largos em 2021 (ou, melhor dizendo, a remadas largas!), ficou com a medalha de prata, com o tempo de 03:24:40.

Os anfitriões da Ilha Grande Va’a ficaram com o vice campeonato da prova, resultado que lhes garantiu o título de 2021 da tríplice Coroa na V6 Open. Foto: @fernandasilvaracena

Na V6, modalidade na qual seriam definidos os campeões da Tríplice Coroa de 2021, uma disputa de “gente grande” entre Ilha Grande Va’a e Rio Va’a.

Por ser esta a última etapa do ano para a V6, a primeira colocação seria importantíssima na conquista do título.

Liderando o circuito até o momento, Ilha Grande Va’a vinha em uma posição favorável, precisando de uma segunda colocação na prova para garantir o título.

Mesmo assim, a equipe da Rio Va’a fez sua parte e teve uma participação fortíssima na prova, ficando com a vice colocação geral, atrás apenas da Team Mirage He’e Nalu, vencendo a V6 Open com o tempo de 2:33:25.

Ilha Grande Va’a, porém, não vacilou e também fez uma prova excelente, ficando com a segunda colocação após 2:06:15 de prova.

Amigos da Canoa ficou em terceiro lugar, com o tempo de 2:41:11 e Free Va’a Ilha Grande completou o pódio na quarta colocação (2:47:56).

Com a segunda colocação garantida, Ilha Grande Va’a garantiu o título da V6 na temporada de 2021 do campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância, Tríplice Coroa.

O ranking atualizado de todas as categorias será publicado nos próximos dias em triplicecoroa.com.br.

Agora todas as atenções se voltam para a VIBE 2021, última etapa da Tríplice Coroa, que acontecerá no dia 04 de dezembro, em Ilhabela (SP), ocasião em que serão conhecidos os demais campeões da temporada.

Galeria de Imagens da Ilha Grande Va’a por Maria Fernanda Silva

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe