Jogos Pan-Americanos | Nicole Pacelli avança à 2ª fase
No SUP wave, Nicole Pacelli avança para o Round 2, mas Robson Santos e Karol ribeiro, no surf, e Luiz ... leia mais
Após um hiato de duas décadas, o campeonato mundial de va’a retorna ao Estado Aloha. De 16 a 24 de agosto, Hilo, na Ilha do Havaí (Big Island), será o centro das atenções da canoagem polinésia com a realização IVF World Sprints 2024. A competição reúne 27 países e quase 3.000 competidores, dos quais, 300 fazem parte da delegação brasileira, uma das maiores do evento.
Os World Sprints não eram realizados no Havai desde 2004, quando a competição também aconteceu em Hilo. Big Island estava prevista para sediar o evento novamente em 2020, mas a pandemia obrigou o cancelamento da competição. Em resposta, a IVF concedeu à comunidade de Hilo a chance de sediar o evento deste ano sem necessidade de processo de licitação.
“O evento é uma grande vitrine para nossa cultura”, afirmou o prefeito Mitch Roth, durante coletiva. “É uma oportunidade para nos encontrarmos com nossos amigos e familiares da comunidade da canoa ao redor do mundo. E é uma ótima maneira de mostrar nossa ilha, que tem uma das melhores culturas da modalidade no mundo”.
O evento, que dura quase duas semanas, tem três dias de familiarização com o percurso, iniciados na última terça-feira (13) e vão até quinta-feira (15). Esses dias permitem aos remadores estrangeiros testarem os percursos no oceano usando as canoas oficiais da prova, que são as únicas embarcações permitidas na competição. O público é incentivado a assistir ao longo da Bayfront enquanto os remadores se preparam para o grande evento.
“Muitos desses remadores competem apenas em lagos, então queríamos dar a eles uma oportunidade justa de testar essas águas” explicou Dana Miyake, presidente da Hawaii Canoe Racing Association, que organiza o Mundial em parceria com a IVF. “Esses dias servem a esse propósito.”
Após os testes de percurso, uma cerimônia de abertura será realizada às 16h (23h do horário de Brasília) de quinta-feira na Bayfront de Hilo. A cerimônia terá um clima olímpico, similar ao famoso Desfile das Nações antes do Ironman World Championship no lado de Kona.
As corridas oficiais começam na sexta e no sábado com o Campeonato Mundial de Elite — que consiste nos melhores remadores de cada clube individual se unindo para representar seu país em uma variedade de corridas.
Como o Havaí é considerado um país à parte pela IVF, a Equipe Havaí competirá separadamente dos Estados Unidos nos sprints. O Havai possui o maior número de remadores no evento deste ano — mais de 20% dos competidores, o que representa aproximadamente 600 indivíduos.
Após as disputas de dois dias da Elite, o Campeonato Mundial de Clubes começará no domingo (18). Esta divisão contará com clubes de cada país, em diferentes categorias separadas por idade, competindo nas águas de Hilo.
A Hawaii Canoe Racing Association pretende enfatizar fortemente a singularidade do IVF World Sprints 2024 para as categorias de base da comunidade. Como os sprints são realizados em todo o mundo, Miyake explicou que esta pode ser a única oportunidade da geração mais jovem local competir em nível global. Para garantir que os remadores jovens não percam esta oportunidade especial, os sprints terão divisões para meninos e meninas de 16 e de 14 anos (idade mínima para competir).
“Essa provavelmente será a única oportunidade para muitos de nossos jovens participarem,” disse Miyake. “Então, a ideia é que, ao ver outras pessoas participando, isso os inspire a querer fazer o mesmo no futuro.”
Roth também destacou que os sprints devem trazer um impulso financeiro significativo para a cidade de Hilo, já que milhares de visitantes estarão nas ilhas pela primeira vez e ficarão por um período prolongado.
“Haverá milhões de dólares entrando em nossa comunidade,” afirmou. “Financeiramente, é um grande impulso. Teremos muitas pessoas participando de feiras de artesanato e atividades além do remo. Tenho certeza de que nossos restaurantes estarão bastante movimentados.”
Para lidar com o tráfego esperado, o estacionamento estará disponível na Wailoa River State Recreation Area, no campo entre o Wailoa River e a Kamehameha Avenue, com acesso pela Bishop Street. Espera-se um tráfego intenso ao longo da Kamehameha Avenue, próximo à Bayfront, durante todo o evento, portanto, o condado recomenda que os motoristas planejem suas saídas com antecedência.
Durante os sprints, várias organizações sem fins lucrativos focadas em preservação ambiental e apreciação cultural planejaram eventos e iniciativas paralelos às disputas. A Hawaii Canoe Racing Association trabalhou em estreita colaboração com organizações de gestão de resíduos que ajudaram no Ironman e Lavaman para reduzir o impacto ambiental do evento de 11 dias. Eles planejam exigir que os food trucks limitem a venda de itens plásticos, instalar sistemas de hidratação em toda a cidade de Hilo e incentivar o público a trazer suas próprias garrafas de água reutilizáveis.
Além disso, a IVF adicionou uma divisão para a faixa etária de 80 anos durante os sprints de 2022 em Londres, e esta divisão será utilizada também neste ano. A divisão mais antiga anteriormente era a dos 70 anos. A divisão PcD (Parava’a) também será mantida nesta edição do Mundial.
Roth destacou que a preocupação com o meio ambiente será uma prioridade, e a esperança é que os espectadores se inspirem a adotar práticas mais sustentáveis.
Organizadores estão em conversas com a BBC, que estará na ilha filmando um documentário sobre atletas profissionais e garrafas plásticas. A rede demonstrou interesse em filmar parte dos sprints e incorporar a conscientização sobre o tema.
No lado cultural, tendas de escultura de canoas serão montadas diariamente na Bayfront para quem estiver interessado em aprender mais sobre a cultura do remo havaiano. Também haverá uma noite cultural no Edith Kanaka‘ole Multi-Purpose Stadium às 18h do dia 20 de agosto, convidando todos os países participantes a apresentar algo significativo para representar sua cultura, seja uma peça teatral, poema, música ou qualquer outra apresentação interativa.
As disputas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal do YouTube da Tahiti Nui Télévision e da Ocean Paddler TV. As primeiras largadas estão previstas para às 7h (14h do horário de Brasília).