Travessia de Verão: remando de Vitória a Guarapari
Remadores do clube Botocudos Va'a, do Espírito Santo, juntam-se para realizar a Travessia de Verão, indo ... leia mais
No último Sábado (29) o clube capixaba Botocudos Va’a realizou um feito inédito, descer o Rio Doce de canoa OC6, saindo do porto de Linhares até sua foz no porto de Regência.
A Travessia de Verão é um evento anual do clube, que visa desbravar locais do Espirito Santo, envolvendo suas canoas e alunos, em 2021 foram 60km em revezamento, saindo de Vitória até Guarapari.
Neste ano o programado era fazer o Rio Doce, sonho antigo do clube, dentro de casa, mas nunca desbravado de OC6 por conta de suas secas que impossibilitam a navegação durante boa parte do ano.
Com as chuvas que caíram na região no mês de Janeiro, o rio passou por uma enchente e dias após a redução do volume de água, foi a hora de agir!
Saindo em dois catamarãs para dar mais segurança na navegação, os 24 participantes remaram rio abaixo em direção à Regência. Às 6h da manhã as canoas passavam por baixo da ponte Getúlio Vargas, tendo o nascer do sol em seu horizonte.
Com a correnteza do rio e uma remada firme, logo estavam chegando aos 20km de percurso, onde estava programada uma pausa para hidratação.
Chegando aos 30km, já era possível avistar as torres de comunicação da vila de Povoação, sendo um contraste com a Mata Atlântica que cobre boa parte das margens do Rio Doce.
Despontando imponente, o Farol de Regência Augusta anunciava o fim da travessia, completando assim os 45km do grandioso Rio Doce. Chegando ao porto da vila, tivemos a grata recepção de familiares além do importante apoio de Ranin Tomé do CPP Extreme Regência, para a subida das canoas até a área de embarque.