CBVA’A adia Brasileiro de Sprint Va’a
Confederação Brasileira de Va’a anuncia o adiamento da primeira competição oficial da entidade para este ... leia mais
Faltando poucos dias para a abertura oficial da Te Aito 2023, dia 02 de junho, os organizadores anunciaram uma série de iniciativas sociais que serão implementadas este ano. Além das competições de alto nível, o evento quer se posicionar como modelo de festivais esportivos na Polinésia Francesa.
Para a edição de 2023, o Te Aito Tahiti está dando um passo importante em sua proposta de inclusão ao abrir-se para pessoas com deficiência. Essa iniciativa pretende quebrar barreiras e proporcionar a todos a oportunidade de vivenciar a emoção e a alegria dos esportes náuticos. Visa também, ao promover a inclusão, mudar mentalidades. Ao permitir que todos se superem e compartilhem momentos inesquecíveis, a Te Aito deseja enviar uma forte mensagem de igualdade de oportunidades e promoção da diversidade humana.
Outra iniciativa de inclusão será a de abrir a prova a atletas desempregados, que poderão participar do evento gratuitamente em troca de dois dias de trabalho voluntário dedicados aos preparativos para a competição.
Cento e sessenta associações estão representadas pelos 1.900 atletas inscritos nas várias competições da Te Aito 2023. Além disso, 150 oradores voluntários da organização estão programados para supervisionar os seis dias de competições.
Nesse sentido, a comunidade de voluntários será a primeira parceira da Te Aito Tahiti este ano. Vale ressaltar que, pela primeira vez, voluntários de Bora Bora, Moorea, Nuku Hiva, Raiatea e Rangiroa se juntaram à organização.
Nos últimos anos, as categorias de atletas com 30 anos ou mais têm sido favorecidas nos esportes aquáticos em detrimento do público jovem. O resultado é uma comunidade envelhecida de atletas de esportes aquáticos (va’a, surf ski, SUP, etc.).
Diante das questões de saúde pública, a comissão organizadora da Te Aito Tahiti 2023 tem como objetivo contribuir para a redução do índice de obesidade na população. 70% dos polinésios e 40% das crianças em idade escolar têm prevalência de obesidade. O resultado é a parceria inovadora com a Usepol e as medidas de incentivo dirigidas aos jovens sócios do clube, que permitem registrar um aumento exponencial do número de atletas envolvidos, ou seja, 195 jovens em 2022 e 1.260 em 2023.
Para aumentar a participação massiva dos jovens nas próximas edições do Te Aito Tahiti, a organização planeja vender pranchas de stand up paddle infláveis a preços competitivos. A mesma ação será tomada para enfrentar o problema do alto custo das canoas e Surfski. Essa iniciativa sugere um lugar cada vez mais importante para a disciplina SUP Race dentro do Te Aito Tahiti.
Em 2022, 17 atletas internacionais, representando oito países, participaram do Te Aito. Em 2023, a atratividade do evento foi reforçada graças a alterações iniciadas pela organização: as datas; a densidade de provas estabelecidas em dois fins de semana consecutivos; o estabelecimento de um programa de hospitalidade com oferta de estadias a custos reduzidos. Isso leva a comissão organizadora do evento esportivo a registrar este ano 171 visitantes de 15 países, dos quais 135 são atletas estrangeiros, incluindo brasileiros (veja o vídeo ao final da matéria). A entidade estima que esses visitantes devem gerar pelo menos 15 milhões de XPF para a economia local. Em 2024, a organização estima a participação de 250 visitantes e 400 em 2025.
As regras do evento são claras: os atletas são obrigados a declarar previamente os produtos energéticos que transportam em seus barcos. Na chegada, os voluntários irão garantir que os remadores tenham o mesmo número de resíduos na chegada, em seus respectivos barcos.
Qualquer violação dessa regra será penalizada. Essa iniciativa visa combater a poluição dos oceanos. Outra inovação: serão realizadas oficinas educativas para atletas de 6 a 12 anos para conscientizar esse público jovem sobre temas como áreas marinhas protegidas, proteção de tubarões, tartarugas, mamíferos marinhos e corais.
Entre as preocupações dos organizadores em termos de estrutura, está a falta de espaços dedicados ao acolhimento das centenas de alunos que frequentam a escola de Moorea, desde o ensino primário ao secundário, e que praticam esportes aquáticos.
Na ausência de banheiros públicos e acesso seguro ao mar, a organização da Te Aito atuou na melhoria para os locais atualmente ocupados por escolas em Moorea. Considera-se este projeto essencial para garantir condições ótimas de saúde e segurança aos futuros usuários.
Veja abaixo a gravação do Aloha Spirit TV exibido na semana passada sobre a participação recorde de brasileiros na Te Aito desse ano e as expectativas para o evento: