Catarinenses se mobilizam para fortalecer o SUP Wave
Perfil do instagram @clubsupwavesc é o início de um movimento para fortalecer o SUP Wave no estado de ... leia mais
Realizada anualmente há mais de 30 anos na Polinésia Francesa e considerada a maior prova de canoa V1 do mundo, a Te Aito prepara sua edição de 2023 com uma série de novidades.
A famosa prova de 28 km na V1 (canoa taitiana para um remador), com mais de 1000 remadores inscritos, certamente continua a ser a disciplina carro-chefe do evento, porém, este ano, a Te Aito incluirá outras categorias e modalidades de remada visando aumentar ainda mais sua popularidade e alcance.
Entre as novidades anunciadas, estão as provas de Va’a Holopuni (canoa a vela), a incorporação ao Mini Heiva, em que os participantes disputam provas de V6 em trajes tradicionais, disputas em Parava’a e eventos de V12, nos quais 1.200 alunos competirão em 200m Sprint.
Contudo, para além da va’a outras novidades deste ano, não menos importantes, são as provas de SUP Race, Prone Paddleboard e Surfski, que vão desde disputas em formato sprint (200m) até longa distância (7km, 14km e 20km). Também foram anunciadas disputas tradicionais da cultura polinésia, como as provas Tuaro Maohi.
Com isso, a Te Aito 2023 será realizada ao longo de três fins de semana consecutivos, de 2 a 11 de junho, dividida entre as ilhas de Taiti e Moorea, e que terminará em apoteose com a Super Aito (competição de V1 fecha aos 100 primeiros colocados da Te Aito).
A competição também contará com a participação de um grande número de remadores estrangeiros, representando 18 países (incluindo o Brasil), que faz parte de uma estratégia de divulgar a prova mundialmente.
A Te Aito 2023 sonha grande e pretende ser um evento histórico e inspirador que pretende colocar a va’a em um novo patamar. Conhecendo o apoio que o governo da Polinésia Francesa dá ao evento e a paixão dos taitianos pela va’a, a possibilidade desse plano se concretizar é bastante alta.