Ana Sátila disputa semifinal da canoagem na madrugada desta terça-feira
Ana Sátila disputa semifinal da canoagem Slalom às 2h de terça-feira do horário de Brasília com ... leia mais
Mar grosso e algumas surpresas marcaram a primeira etapa da Hawaiki Nui Va’a 2022, considerada a provas de V6 mais desafiadora do mundo, iniciada na última quarta-feira (26), na Polinésia Francesa.
Contudo, a grande favorita da prova e bicampã, Shell Va’a, cumpriu o esperado e venceu a primeira pernada em pouco mais de quatro horas, à frente de Team Air Tahiti Va’a e Paddling Connection, respectivamente, segundo e terceiro lugares na etapa.
Entre as surpresas, os havaianos de Kalahui Kai surpreenderam e concluíram a pernada em quinto lugar. Por outro lado, Team OPT e Manihi Va’a duas das mais tradicionais equipes taitianas, chegaram em 27º e 37º, respectivamente, com grandes diferenças em relação aos líderes gerais.
Quanto às condições meteorológicas, o vento de norte, a chuva e o grande swell desafiaram a todos. As 79 equipes lutaram contra os elementos ao longo de quase todos os 44,5 km desta primeira etapa.
Air Tahiti Va’a largou na frente, mas após três horas de prova, uma disputa “proa a proa” pela primeira colocação, foram ultrapassados pela Shell Va’a, que então assumiu a liderança até a linha de chegada.
David Tepava e sua equipe conquistaram a vitória nesta primeira etapa em 4h10′ 18. “Satisfeito com o trabalho que fizemos hoje com nossos amigos, em condições realmente muito difíceis. Mas estivemos unidos até o final e foi isso que fez a diferença”, disse Narai Atger, da Shell Va’a, em entrevista na linha de chegada. “Sabemos que somos a equipe líder e tivemos que manter nossa posição. Quando estávamos pescoço a pescoço com a Air Tahiti, não entramos em pânico, estávamos bem e quando empurrou no final, conseguimos fazer a diferença”, ponderou.
As equipes agora têm um encontro marcado nesta quinta-feira para a segunda etapa de 26 km entre Raiatea e Taha’a, somando 70,5 km do total de 129 km ao final da Hawaiki Nui 2022
Um dia que marcará também a entrada na corrida de mulheres e juniores, que partirão num percurso entre Tumara’a e Uturoa (22 km).