Sprint VA’A inova o formato das competições na Bahia
Realizado no último final de semana em Salvador (BA), Sprint VA’A marcou a volta dos eventos de canoagem ... leia mais
O surfe de canoa OC-4 vem, pouco a pouco, se popularizando no Brasil e em 2021 tivemos a primeira competição da modalidade realizada em solo brasileiro.
O evento, organizado pelo clube Kanaloa Va’a Saquarema, contou com a presença de equipes de vários estados do Brasil, e foi realizada na famosa onda de Itaúna.
Ainda que o foco e o espírito do evento não tenha sido a competição, mas a interação e troca de experiência entre os clubes, a equipe capixaba, CPP Extreme, foi declarada a campeã do Saquarema OC-4 Surf Contest.
Neste vídeo, os remadores da CPP mostram que seguem firmes no propósito de praticar e evoluir no surfe de OC-4, desbravando a onda da boca do rio de Regência (ES) a bordo de sua valente canoa.
Vale lembrar, contudo, que a prática do surfe de OC-4 não é simples e demanda uma série de cuidados que devem ser seguidos à risca, pois há muitos riscos envolvidos, tanto para quem pratica, quanto para quem está próximo. Aliás, o ideal é praticar a modalidade a uma distância segura de surfistas e banhistas.
Além disso, a onda escolhida deve, preferencialmente, quebrar próxima a um canal, onde não quebrem ondas, oferecendo uma área de escape segura, como é o caso da boca do rio de Regência.
E, por fim, somente lemes com muita experiência, tanto de canoa, quanto de surfe, devem conduzir a OC-4.