Hawaiki Nui Solo 2021 confirmada
Organização da Hawaiki Nui confirmou a realização da versão solo de uma das mais importantes provas de ... leia mais
Após quase duas semanas com disputas eletrizantes do Mundial de Sprint Va’a, o Taiti recebeu no último sábado último, 28 de julho, mais um evento grandioso de Va’a: Te Aito, considerada a maior e mais tradicional prova de V1 do mundo, que completou sua 31ª edição com a participação de quase 1000 remadores representando 20 países.
Te Aito, que significa “O Guerreiro”, tem como larga e chegada o Point Venus, na ilha do Taiti, local histórico onde o navegador britânico James Cook aportou em meados de 1770 e fez os primeiros registros dos povos polinésios conhecidos no ocidente.
Largada da Te Aito 2018:
A prova de 28 km em mar aberto foi disputada em categorias de base, Open e Master foi dominada pelos taitianos e teve como grande campeão o local Steeve Teihotaata, que conseguiu a proeza de vencer o “Rei da V1”, Kevin Jerusalemy, dono de cinco medalhas de ouro no Mundial de Sprint va’a.
Chegada de Steeve Teihotaata:
A prova contou também com a participação de muitos brasileiros e estamos buscando contato com esses atletas para preparar uma matéria especial sobre esse tema. Por hora, confira os primeiros colocados da Elite na Te Aito 2018:
OPEN MASCULINO
1 – Steeve Teihotaata
2 – Kévin Jerusalemy
3 – Manutea Millon
4 – Amigo Damas
5 – Kyle Taraufau
6 – Kevin Kouider
7- Hititua Taerea
8 – Taaroa Dubois
OPEN FEMININO
1 – Temaiana Marguerite
2 – Marianna Hodges (Nova Zelândia)
3 – Chá Lorfevre Cowan
4 – Maoni Vaimiti
5 – Amanda Wheatley (Austrália)