2ª edição da BR4all tem live de lançamento nesta sexta (18)
BR4all, a primeira competição virtual de remada brasileira, está com sua segunda edição confirmada em 2021
No último sábado, a Polinésia Francesa recebeu a 33ª edição da mais importante competição de V1 do mundo: Te Aito, marcada pela vitória de Steeve Teihotaata.
Após um ano de jejum, em que muitos eventos foram cancelados devido à pandemia de Covid-19, cerca de 500 remadores de V1 marcaram presença nas águas do Taiti para participar da prestigiosa prova de 28 km.
A largada da prova foi realizada na orla de Aora’i Tini Hau, em águas calmas e com pouco vento. Estrela ascendente do va’a taitiano, Hotuiterai Poroi, 24 anos, leme da equipe Air Tahiti, assumiu a liderança nos primeiros quilômetros, mas seguido de perto por Steeve Teihotaata e Kévin Céran-Jérusalémy, vencedor da edição 2019. Também no pelotão da frente estavam Révi Thon Song e Charles Teinauri.
Hotuiterai, no entanto, segurou a pressão e liderou a prova com folga por mais de uma hora, abrindo cerca de 100 de distância sobre seus adversários.
Mas Steeve Teihotaata foi, pouco a pouco, diminuindo essa distância até conseguir ultrapassar Hotuiterai, aos 1h40 de prova, com Kévin Céran-Jérusalémy, vindo logo atrás.
A partir desse ponto, os três remadores passaram a disputar a primeira colocação, protagonizando uma luta de gigantes do remo.
Na reta final, porém, Kévin e Steeve deixaram Hotuiterai Poroi, que mostrava sinais evidentes de cansaço.
Kévin Céran-Jérusalémy então assumiu a ponta e aumentou o ritmo após contornar a última boia.
Só que Steeve Teihotaata tinha mais um “coelho na cartola”, e deu início a um Sprint espetacular a menos de 500 metro da linha de chegada, ultrapassando Jérusalémy para conquistar o título da Te Aito 2021 em uma das mais emocionantes chegadas de todas as edições.
Entre as mulheres, Hinatea Bernardino foi a grande campeã, conquistando seu 11º título feminino na Te Aito, com Marguerite Temaiana na segunda colocação.
Agora, os 100 melhores colocados na disputa se enfrentarão novamente para uma 2ª rodada de 35 km, de Moorea ao Taiti, em busca do título de Super Aito 2021.