Danny Ching e April Zilg vencem a Carolina Cup 2021
Danny Ching e April Zilg vencem a prova de longa distância da edição de 2021 da Carolina Cup, realizada ... leia mais
Realizada desde 2003 nas águas do paradisíaco atol de Rangiroa, uma das joias da Polinésia Francesa, a Super Ariimatatini Race, concluiu mais uma edição no último domingo (23), com a vitória de Steeve Teihotaata. A competição, dedicada à modalidade V1, é uma maratona de 28 km.
Este ano, os organizadores inovaram no formato da prova, que foi realizada em duas etapas. O percurso inicial incluiu uma primeira etapa de 11 km, antes da prova final de 22 km. Porém, o vento e o swell obrigaram os organizadores a encurtar o trajeto, totalizando a disputa em 28 km.
Na água, os maiores nomes do va’a taitiano marcaram presença: Steeve Teihotaata, Revi Thon Sing, Kyle Taraufau, Hotuiterai Poroi, Damas Ami, o Shellien, entre outros remadores de peso.
Na primeira pernada, de 11 km, Kyle Taraufau foi quem cruzou a linha de chegada da primeira colocação, com o tempo de 1h17’45. Apenas 28 segundos à frente de Paia Tamaititahio, vice-campeão, e Steeve Teihotaata, terceiro colocado com uma diferença de 29 segundos em relação a Kyle.
Mas Taraufau não conseguiu segurar sua posição na segunda etapa, cuja largada foi feita quase imediatamente após a conclusão dos 11 km.
Steeve Teihotaata fez uma excelente largada e conseguiu abrir boa distância, vencendo a prova com quase um minuto de diferença do segundo colocado, Kevin Koudier, enquanto Kyle Taraufau concluiu a disputa na quinta colocação.
Com um tempo cumulativo de 2h01’48, Teihotaata conquistou a vitória overall. Apesar de seu resultado na segunda etapa, Kyle Taraufau terminou em segundo lugar, à frente de seu parceiro da Air Tahiti Va’a, Hotuiterai Poroi, que completou o pódio em terceiro lugar.
Este ano foi também a primeira vez em que a categoria feminina foi incluída na Super Ariimatatini Race.
Vahines como Vaimiti Maoni, Vehi Lanteres e Aurélie Laplane “mostraram serviço”, assim como as outras seis inscritas.
Ao final, Vaimiti Maoni conquistou a vitória com quase quatro minutos à frente de Aurélie Laplane, na segunda colocação, e quase cinco minutos, sobre Vehi Lanteres, terceiro lugar.