Você sabe se está competindo na medida certa?
Você sabe se está competindo na medida certa? Especialistas alertam competir na medida certa é essencial ... leia mais
A 12ª edição da Taaroa Race organizada pelo Tahitian Paddle Club marcou a abertura da temporada va’a de 2024 na Polinésia Francesa. A competição foi realizada no lado de Punaauia, no Taiti, no último sábado, 24 de fevereiro. O evento reuniu 380 remadores em todas as categorias, incluindo 120 na prova principal dos seniores (categoria de Elite). Steeve Teihotaata venceu ao final de uma disputa emocionante e cheia de suspense, percorrendo os 22 km em 1h 45′ 04”. Hotuiterai Poroi e Darren Harbulot completaram o pódio.
A competição teve sua primeira largada às 10h30, com as categorias juniores, feminina e máster largando juntas. Chamou a atenção tanto o grande número de jovens remadores, 150, divididos entre juvenis, juniores e cadetes, quanto a baixa adesão de mulheres: apenas 19 remadoras participaram da prova, entre todas as categorias de idade combinadas.
30 minutos após a largada, às 11h, foi a vez da elite da va’a entrar em ação. Partindo de Taapuna, os remadores chegaram ao porto de Papeete pela lagoa e depois saíram para o mar aberto retornando à linha de chegada após passarem pelo passo de Taapuna. As condições climáticas foram bastante agradáveis com chuvas refrescantes intermitentes, pouco vento e águas calmas tanto na lagoa como no exterior. Tane Mu Wong venceu nos juniores, Charles Taie nos veteranos +40, Teva Mooria nos veteranos +50 e Mihinoa Paari foi a campeão entre as mulheres.
Enquanto os melhores juniores e veteranos terminavam o percurso, as feras da categoria sênior lutavam pelas primeiras colocações. Darren Harbulot manteve a liderança na primeira metade do percurso, mas Hititua Taerea e Manatea Bopp Du Pont ficaram logo atrás e outros também estiveram bem na corrida. Steeve Teiotaata, que não fez uma boa largada, largada e ficou preso no pelotão intermediário.
Darren Harbulot, ainda se mantinha na liderança na primeira metade da prova, mas, pouco a pouco, perdia sua vantagem sobre os demais competidores. Por outro lado, Steeve Teihotaata fez uma boa recuperação e ultrapassou a boia de retorno no Top 6. Hotuiterai Poroi também acelerou e voltou logo atrás de Harbulot. Taerea, Bopp Du Pont e Teihotaata posicionados um pouco mais atrás, aumentaram o ritmo, ficando mais próximos da dupla líder.
Na reta final da corrida havia cinco potenciais vencedores. Porém, restavam apenas três na entrada do passo de Taapuna, sendo que Hititua Taerea e Manatea Bopp Du Pont estavam um pouco fora da linha ideal. Foi aí que a experiência de Steeve Teihotaata fez a diferença na final porque foi ele quem melhor as correntes da região. O remador de Pirae Va’a venceu em 1h 45′ 04”, Hotuiterai Poroi terminou 11 segundos atrás do vencedor, Darren Harbulot terminou em 3º a 13 segundos.
Emocionado, Steeve Teihotaata dedicou a vitória a seu irmão, Kevin Kouider, vencedor da Taaroa Race em 2022 e que sofreu um ataque cardíaco fulminante durante a Hawaiki Nui 2023:
”Dedico esta vitória ao meu irmão, Kevin, e é em parte pensando nele que remei muito na final. Mas essa energia também vem dos treinos. Duvidei por um momento se tinha chances de vencer porque fui esbarrado na largada e estava então no 20º lugar. Mas fui subindo aos poucos até voltar aos três primeiros na saída do porto. Eu tinha trabalhado muito para voltar à liderança e não havia dúvida de que desistiria depois. Trabalhei bem a entrada no passo de Taapuna enquanto os dois amigos não percebiam que tínhamos que lidar com a correnteza. Afastei-me para evitá-la e isso me permitiu fazer a diferença”, revelou o campeão.
A temporada de competições na Polinésia Francesa continua no próximo sábado, com a Mémorial Hugo Garbutt, disputada nas modaldiades V1 e V6, em Phaéton Bayn na ilha do Taiti.