Sprint VA’A inova o formato das competições na Bahia

Compartilhe
Sprint VA’A
Sprint VA’A. Foto: Tau Andrade

Provas com percursos de 500m, 1.000m e 1.500m marcaram a volta dos eventos de canoagem em Salvador.

A iniciativa da organização do Sprint VA’A foi de três amigos, Leonardo Miranda, Rosvaldo Carmo, (conhecido como Rosca), e Thiago Fonseca, que é responsável pelo espaço Mana Porto da Barra.

Inicialmente era para ter sido uma disputa entre amigos, mas a “comunidade VA’A soteropolitana”, carente de bons eventos mesmo antes da pandemia, aderiu de forma massiva.

Sprint VA’A
Dupla campeã da OC-2, Clóvis e Leo. Foto: Jackie Saback

O jeito então foi limitar as vagas a 40 participantes, de forma a tentar garantir a segurança e saúde de todos.

As vagas foram totalmente preenchidas e tivemos as modalidades OC1 e OC2, além da participação dos atletas de Surfski. Para pontuar, os atletas eram obrigados a competir nas 3 distâncias já citadas, prova incomum para OC1, OC2 e Surfski na Bahia, que sempre tem raias mais longas, de no mínimo 6 Km.

O ponto de partida foi em uma área de conservação ambiental, o Parque Marinho da Barra, em frente ao Farol da Barra, um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador, seguindo em direção ao Porto da Barra.

Sprint VA’A
Disputas intensas e eletrizantes. Assim foi o Sprint VA’A. Foto: Tau Andrade

Apesar dos curtos percursos, foi possível avistar outros pontos conhecidos da cidade, como o Forte Santa Maria, Forte São Diogo e Igreja de Santo Antônio.

O grande destaque do evento foi o atleta Clóvis Nunes, que ganhou as provas de 500m e 1.000m na OC1, garantindo o título nessa modalidade. A segunda colocação foi para Cláudio Britto e a terceira para Leonardo Miranda.

A “briga” entre estes mesmos atletas continuou na OC2, onde a dupla Clóvis e Leonardo levou a melhor, vencendo as 3 provas. Na vice liderança, Cláudio Britto e Lucas Costa, que disputaram cada metro do percurso com Mauro Penteado e Eduardo Perez, dupla que acabou ficando com a terceira colocação.

Sprint VA’A
O detalhe dos troféus entregues aos vencedores. Foto: Reprodução

A raia feminina surpreendeu pela quantidade de participantes inscritas, um total de onze mulheres, número pouco comum para os padrões locais.

A vitória foi de Paloma Sapucaia, que venceu as 3 provas, seguida por Jéssica Rollemberg e Leilane Sother.

Já no Surfski, modalidade convidada, Bruno Machado não deu espaço a ninguém, abrindo ampla vantagem nos 3 percursos. A segunda colocação ficou para Danilo Queiroz e terceira para Lucas Von Beckerath.

Sprint VA’A
Sprint VA’A. Foto: Tau Andrade

A organização tem a intenção de fazer mais 3 etapas do Sprint VA’A, sendo uma em cada estação do ano e, se depender da adesão dos atletas, as etapas serão confirmadas, pois a repercussão foi muito boa.

O Sprint VA’A teve apoio de Villa Forma Academia, Mana Porto da Barra, Tia Sônia Alimentos, Paddle Clube e da maioria dos clubes de Salvador, que se uniu para fazer um belíssimo evento, de forma responsável, em prol do esporte.

Pódios Sprint VA’A

OC-1 Masculino

Sprint VA’A
Pódio OC1 Masculino. Foto: Elaine Beserra
  1. Clovis Nunes
  2. Cláudio Britto 
  3. Leonardo Miranda

OC-1 Feminino

Sprint VA’A
Pódio OC1 Feminino. Foto: Elaine Beserra
  1. Paloma Sapucaia
  2. Jessica Rollemberg
  3. Leilane Sother

OC-2

Sprint VA’A
Pódio OC-2. Foto: Elaine Beserra
  1. Clovis Nunes e Leonardo Miranda
  2. Cláudio Britto e Lucas Costa
  3. Mauro Penteado e Eduardo Perez

Surfski

Sprint VA’A
Pódio Surfski. Foto: Elaine Beserra
  1. Bruno Machado
  2. Danilo Queiroz
  3. Lucas Von Beckerath
Compartilhe