PPG 2018 | Brasil no pódio da Long Distance
Brasileiros tem ótimo desempenho nas provas de longa distância da Pacific Paddle Games 2018: Guilherme ... leia mais
A lendária equipe taitiana Shell Va’a brilhou mais uma vez ao conquistar seu 13º título (terceiro consecutivo) da Molokai Hoe, a maior prova de canoas havaianas por equipes do mundo. Esta foi a primeira edição do tradicional evento desde 2019, marcando o retorno triunfal da competição.
A prova contou com a participação de 76 equipes de diferentes partes do mundo, incluindo Havaí, Taiti, Japão, Brasil, Hong Kong e Estados Unidos continentais. Os competidores partiram do Porto Hale O Lono, na ilha de Molokai, e remaram 66 km pelo desafiador Ka’iwi Channel até a linha de chegada na praia de Duke Kahanamoku, em Waikiki, na ilha de Oahu.
Com mais essa vitória, Shell Va’a reafirma sua supremacia na Molokai Hoe, vencendo 13 das 15 edições realizadas desde 2006. A equipe também detém o recorde da prova, com o tempo de 4h30min54s, conquistado em 2011.
Entre as equipes locais, o Wailea Canoe Club, de Maui, foi o melhor colocado overall, terminando na segunda posição – a melhor performance de um time havaiano em quase 20 anos. Na terceira colocação ficou o Keaukaha Canoe Club, de Big Island, enquanto a equipe taitiana Popora Te Hoe Mamu conquistou o quarto lugar.
No tradicional Koa division, na qual as equipes competem usando canoas tradicionais feitas em madeira koa, o Outrigger Canoe Club garantiu a vitória com a canoa Leilani, seguido pelo Lanikai Canoe Club. Já nas categorias de másters, Kai ʻEhitu venceu na Master 40, e Namolokama Canoe Club levou o título na Master 50. No Junior, Lanikai Canoe Club ficou com o ouro, seguido por Ka Lahui Kai em segundo.
A Molokai Hoe é uma prova exclusivamente masculina, mas há uma versão feminina, chamada Na Wahine O Ke Kai, que acontece no mesmo percurso duas semanas antes. Este ano, a equipe Team Bradley foi a campeã, com destaque para a brasileira Andrea Moller, uma das integrantes do time vencedor (saiba mais AQUI).
O Brasil marcou presença na Molokai Hoe 2024 com duas equipes: Samu e Sampa Canoe Club, além da participação dos brasileiros André Rosa e Igor Sobreira, que competiram por equipes havaianas.
Com a participação de atletas de renome e equipes brasileiras se destacando nas categorias másters, a Molokai Hoe 2024 mais uma vez comprovou seu status como um dos maiores desafios da canoagem polinésia no mundo, celebrando não apenas a competição, mas também a união entre diferentes culturas e tradições esportivas.
> Resultados completos e tempos da Molokai Hoe 2024 AQUI.
> Assista à gravação da competição ao vivo AQUI.
.