1ª edição do Desafio das Ilhas surpreende pela beleza do circuito
Cidade de Niterói (RJ) recebeu a primeira edição do Desafio das Ilhas, que abriu o Circuito Brasileiro de ... leia mais
Quase um mês após sua brilhante vitória na Marathona Polynésie la 1ère Va’a, a equipe Shell Va’a voltou novamente ao lugar mais alto do pódio no Taiti ao vencer a 13ª edição da Coupe de l’environnement.
A competição, realizada entre o parque Vairai e o desfiladeiro de Papeete, totalizou 23 km e reuniu grandes equipes do V6 taitiano.
As condições de mar estavam bastante tranquilas, com pouco vento e ondulação, exigindo dos competidores vigor nas remadas.
A lendária equipe das conchas, liderada David Tepava, despontou na liderança desde o começo, após uma disputa inicial com a OPT, conseguindo se manter na ponta até o final.
Enquanto isso, a equipe “B” da Shell Va’a, com Damas Ami entre os remadores, mostrou serviço e foi para cima da OPT, na briga pela segunda colocação.
Ao final, Shell Va’a “A” cruzou a linha de chegada após realizar uma prova impecável com o tempo de 1h32’40. A equipe OPT, por sua vez, resistiu bem aos ataques do time B da Shell Va’a ficando em segundo lugar a pouco mais de um minuto do vencedor e privando o clube Shell Va’a de uma dobradinha no pódio.
A Coupe de l’environnement parece ter consagrado a nova formação da Shell Va’a escolhida por David Tepava na Marathona Polynésie la 1ère Va’a.
Erimereta Tautu assume definitivamente a posição de voga no lugar de Damas Ami, que ocupava a posição há três anos, mas agora remará no Time B da Shell va’a.
Brice Punuataahitua, que está fazendo sua primeira temporada com o time das conchas, também conquistou um lugar nesta tripulação ao lado de David Tepava ao ocupar a posição 5, banco que era ocupado nos últimos três anos por Narai Atger, que agora passa a remar no baco 4. Taaroa Dubois e Charles Teinauri continuam essenciais.
Essa formação que funcionou perfeitamente no sábado deve ser mantida por David Tepava nas próximas competições.
A competição também foi uma oportunidade para Heiarii Teakura, técnico da equipe OPT, rever a força de trabalho com três times alinhados no sábado. Os times B e C também tiveram um bom desempenho, com a Equipe OPT B, em quarto lugar, e a equipe C chegando em décimo primeiro lugar.
Nas demais categorias, destaque para as vitórias da Teva para as mulheres, EDT Va’a para os juniores e Toa Tai Va’a para os veteranos.