Entrevista com Kevin Ceran Jerusalemy
Kevin Ceran Jerusalemy, um dos maiores nomes da canoagem polinésia mundial, concede entrevista exclusiva ... leia mais
Shell Va’a foi a grande campeã da 30ª da Marathona Polynésie la 1ère Va’a, a primeira grande competição de va’a do ano, realizada neste sábado (27) na Polinésia Francesa.
A competição de 46 km entre as ilhas de Taiti e Mo’orea, contou com a participação de 100 equipes de V6, divididas em oito categorias.
Os remadores largaram às 7h do Parque Vaira’i, Taiti, seguindo até a Praia Tema’e, em Mo’orea.
Após esta primeira travessia, as equipes fizeram uma pausa para recarregar as baterias antes de fazer o percurso de volta ao Taiti, largando às 10h.
Na primeira etapa, as equipes tiveram um início tenso, bastante disputado. Depois de tanto tempo sem competirem em alto rendimento, os remadores demoraram um pouco para entrarem no ritmo.
Air Tahiti, Hinanaurea, Shell, OPT e Pirae começaram muito bem e lideram a corrida.
Air Tahiti, porém, assumiu a ponta por boa parte da primeira etapa até ser ultrapassada pela Shell Va’a nos quilômetros finais.
No intervalo entre uma prova e outra, houve uma exibição televisionada de jogos tradicionais polinésios, o Tu’aro Ma’ohi, sem audiência presencial.
Este foi o único evento realizado em paralelo à prova. Este ano, devido aos protocolos de saúde relativos à pandemia de Covid-19, não houve stands de equipamentos, nem os workshops e nem espaço aberto ao grande público.
Na volta ao Taiti, Shell va’a, OPT, Arue Va’a e Hinanaurea começaram muito bem, com a “equipe das conchas” assumindo a liderança logo no início, mas seguida de perto pela OPT.
Quando as canoas entraram em mar aberto, novamente a extraordinária capacidade de surf da Shell Va’a fez a diferença, e a equipe simplesmente disparou na frente abrindo uma distância de cerca de 200 metros sobre a OPT que, para piorar, errou o percurso e sofreu uma punição da organização da prova.
Pirae Va’a vinha em 4º lugar, atrás da equipe Hinanaurea , enquanto a Air Tahiti, que ficou em segundo na primeira pernada, agora estava brigando pelo quinto lugar contra a Pirae Va’a.
Na reta final, Shell Va’a chegou sozinha na entrada na lagoa de Punaauia. Assim, a equipe das conchas segunda venceu a segunda pernada e levou o título da 30ª edição Marathona Polynésie la 1ère Va’a de forma brilhante, com o tempo de 1h50”57.
“Treinamos bem para essa prova, mas desde o início tivemos que colocar pressão pois as equipes estavam fortes”, disse Raihere Tavaearai na chegada.
O Teamp OPT foi a segunda equipe a cruzar a linha de chegada em 1h52”54, seguido por Air Tahiti e Pirae Va’a.
“Fizemos uma linha equivocada e isso atrapalhou nossa concentração e custou-nos muita energia. Mas estamos felizes mesmo assim”, confidenciou Temoana Taputu, capitã da equipe OPT.
Nos tempos gerais, considerando as duas etapas, Shell Va’a ficou com o título com o tempo de 3h31”10 seguido em segundo lugar pela Air Tahiti em 3h33”57, Hinanaurea, em terceiro, e OPT rebaixado para 4º lugar. Pirae v’a, Manutahi, Manihi Va’a, Tamarii Erai Va’a, Arue Va’a e Equipe B da OPT ficaram, respectivamente, em 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º lugares.
Entre os juniores, a EDT confirmou sua posição de liderança e também venceu a segunda etapa. Na “Top 40″, categoria destinada às equipes que não competiram na Elite, vitória da equipe Paddling Connection em 3h39”22 ao lado de Matira Va’a(2º) e Faa’a (3º) no pódio.
Na categoria feminina, Hilani Va’a venceu a competição chegando a frente da experiente equipe Teva.