Tradicional prova californiana, Kahanamoku Klassic, está de volta
Marina del Rey, Califórnia (EUA) receberá neste sábado (4) a tradicional competição de va’a Kahanamoku ... leia mais
Shell Va’a manteve sua invencibilidade após vencer a segunda etapa da Hawaiki Nui Va’a 2022. A prova, considerada a competição de V6 mais difícil do mundo, é realizada na Polinésia Francesa em três dias de disputa.
A vitória desta etapa, realizada entre Raiatea e Taha’a, ao longo de 26 km, teve um sabor especial para a Shell Va’a, que não vencia esse trecho da Hawaiki Nui há sete anos.
Dessa vez, a lendária canoa amarela liderada por David Tepava não deu chance a seus adversários, liderando a disputa desde a largada.
Com uma nova formação escolhida especialmente para encarar “sprint” de 26 km: Taputea Tehetia, Tauhere Pirato, Charles Teinauri, Erimereta Tautu, Sly Ly Sao e Iorama Teahu, que largaram de forma impressionante da doca de Uturoa.
Nos primeiros quilômetros da prova, as maiores ameaças à liderança da Shell Va’a, a saber, Team OPT, Hinaraurea, EDT Va’a, Po Pora Te Hoe Mamu e Pirae Va’a que já estavam algumas dezenas de metros atrás da V6 amarela.
Vice-campeão da primeira etapa, a equipe Air Tahiti Va’a, também fez mudanças na quinta-feira, mas não largou tão bem e se manteve na 10ª colocação, assim como a Paddling Connection, na primeira metade do percurso.
Após metade da prova, Manatea Bopp-Dupont e seus companheiros de equipe Hinaraurea, aumentaram exponencialmente a velocidade, deixando para traz a equipe Team OPT, contra quem disputavam a vice-liderança, e alcançaram a Shell Va’a, conseguindo então ultrapassá-los para assumir a liderança da prova.
Parecia então que a famosa maldição da segunda etapa da Hawaiki Nui iria atingir novamente a Shell Va’a e o tabu seria mantido. Contudo, isso não aconteceu. “Preparei os meus rapazes especialmente para esta etapa”, revelou David Tepava após a prova.
Essa preparação e os sacrifícios nos treinos valeram a pena. Nos últimos quilômetros os remadores da Shell Va’a conseguiram novamente assumir a liderança com uma pequena vantagem sobre a Hinaraurea.
As duas equipes então travaram uma disputa frenética até a linha de chegada com a Shell vencendo o duelo particular com o tempo de 1h59’16”, a poucos metros de distância da Hinaraurea.
Sobre a vitória, David Tepava foi incisivo: “Muito honestamente, nossa equipe estava melhor preparada e a Hinaraurea aproveitou as ondas dos barcos para nos alcançar. Sem os barcos não haveria foto, mas teríamos obtido uma vitória clara. Mas o importante é que minha equipe lutou até o fim”. E para completar o pódio da etapa, Mataiea Va’a veio na terceira colocação, chegando a pouco mais de um minuto atrás dos vencedores.
Graças a esta vitória, Shell Va’a consolida seu primeiro lugar geral e continua na disputa por um Grand Slam. A Hinaraurea, por sua vez, beneficiada pela segunda colocação da etapa e pelo mal desempenho da equipe Air Tahiti Va’a, assume agora a vice-liderança geral, três minutos atrás da Shell na contagem oficial de tempos. Air Tahiti Va’a agora cai para o terceiro lugar.
Nesta sexta-feira, será realizada a etapa final deste Hawaiki Nui 2022, em um trajeto de 56km disputado entre Taha’a e Bora Bora.