Abertura da 4ª Volta a Ilha de Porto Belo movimenta o Sul do Brasil
Maior festival de remada do Sul do Brasil, 4ª Volta a Ilha de Porto Belo deu a largada a sua quarta ... leia mais
Shell Va’a conquistou a quarta vitória consecutiva na Maratona Polynésie la 1ère, a primeira grande prova internacional e V6 do ano, encerrada no último sábado (18) na Polinésia Francesa.
No entanto, ao contrário das edições anteriores, a lendária canoa amarela deixou escapar a vitória na primeira etapa do desafio, entre Vairai e Temae, conquistada pela equipe Air Tahiti Va’a, à frente de Hinaraurea, com a Shell chegando apenas em terceiro em Moorea.
Ainda assim, a equipe comandada por de David Tepava fez a diferença no trajeto da volta, vencendo com o tempo acumulado de 3h40’12. Hinaraurea e Mataiea Va’a, respectivamente, ficaram em segundo e terceiro no geral, superando a Air Tahiti, que teve um fraco desempenho na segunda etapa da competição.
Na primeira pernada do desafio, os favoritos logo assumiram a liderança da prova. Na frente, portanto, Shell Va’a, Team OPT, Team Air Tahiti Va’a e Hinaraurea. Um pouco mais atrás, “caçando” os favoritos, vinham Mataiea Va’a, vencedora da Master 40 no ano passado, Enviropol e Manihi Va’a.
Então, na saída da passagem de Taapuna, Team OPT, assumiu uma pequena liderança antes de ver Hinaraurea e Air Tahiti assumirem o controle da corrida. O Shell Va’a decidiu marcar seu rival, Team OPT, na briga pelo terceiro lugar.
Enquanto isso, a Air Tahiti desapareceu dos radares dos favoritos, abrindo grande vantagem ao longo da travessia do canal, antes de finalmente reaparecer, após pouco mais de uma hora e meia de corrida, na primeira posição ao entrar na passagem de Vaiare, em Moorea.
Em Vaiare, a Air Tahiti passou a ser seguida de perto pela Hinaraurea. Shell Va’a, por sua vez, estava um pouco mais atrás, a cerca de trinta metros da liderança. E depois de um sprint de 20 minutos rumo à praia de Temae, Team Air Tahiti venceu bem com o tempo de 1h40’32. Oito segundos atrás, Hinaraurea alcançou o segundo lugar e, aos 16 segundos, Shell Va’a.
Atrás do trio líder, Mataiea Va’a e seus dois Super ‘Aito, Rete Ebb e Yoan Cronstead, conseguiram ultrapassar a Team OPT para garantir o quarto lugar da primeira pernada da Maratona Polynésie la 1ère 2023.
Na volta, David Tepava fez alterações no time da Shell Va’a, com um grupo bem mais homogêneo de remadores – e isso fez toda a diferença.
Esta formação assumiu imediatamente a liderança, desaparecendo da vista de seus rivais. As as outras equipes lutavam um pouco mais, mas alcançar a Shell, a essa altura, seria praticamente impossível.
A Shell quebrou o recorde da volta, com o tempo de 1h59’25 somando 3h40’12 em ambas as etapas.
Atrás de Shell Va’a, Hinaraurea conseguiu manter o segundo lugar, um minuto atrás do vencedor. E o fraco desempenho da Team Air Tahiti Va’a, na volta, também beneficiou Mataiea Va’a que completou o pódio na terceira colocação.
Entre as mulheres, cinco equipes foram inscritas, incluindo a atual campeã, Ihilani Va’a. Se as companheiras de Vaimiti Maoni voaram na primeira etapa, falharam completamente na seção de volta para Vairai, sofrendo na chegada quase seis minutos atrás da vencedar geral.
Nos juniores vitória de EDT Va’a. E entre os veteranos de 40 anos, título ficou para Mataiea Va’a. E entre os veteranos de 50 anos, Te Firi Nape, de Moorea, venceu a disputa.