Equipe OPT vence décima edição da Gerolsteiner Race
Equipe OPT vence a décima edição da Gerolsteiner Race. Remadores concluíram a rota de 33 km entre Taaone ... leia mais
A Vendée Va’a 2023 abriu as portas ao público durante a noite de quarta a quinta-feira para quatro dias de festividades, entre competições e atrações culturais. Em poucas horas, toda a cidade de Les Sables d’Olonne, litoral da França, ganhou ares da Polinésia para deleite da multidão presente, que veio descobrir essas impressionantes canoas e as muitas atividades na praia principal.
A competição francesa acontece tradicionalmente todos os anos desde 2010 (só foi cancelada em 2021, devido à pandemia de covid-19), sendo disputada ao longo de três dias de provas, onde as equipes, remando de V6, devem completar 123 km.
O trajeto da competição é inspirado na taitiana “Hawaiki Nui Va’a”, conhecida por ser a prova mais difícil do mundo, com duas etapas longas e uma mais curta. Contudo, devido ao clima nem sempre ameno e às geladas águas do atlântico norte, não são poucos aqueles que consideram a Vendée Va’a uma prova mais dura ainda do que a Hawaiki Nui Va’a.
O confrontos tiveram início na quinta-feira (18), às 10h, horário local, com a tradicional largada ao estilo “le mans”. Integrantes de cada uma das 27 equipes (incluindo 7 equipes femininas) partiram sob um tímido sol de areia ruma às canoas prontas para navegarem na primeira prova desta Vendée Va’a 2023. No programa, um percurso de 46 km para homens e 15 km para mulheres em águas bastante calmas (para os padrões do mar francês). Um primeiro dia que terminou com vitória para as equipes polinésias: Team Vahine ho’e Raiatea (mulheres) e Shell Va’a (homens).
Neste primeiro dia de competição, a Polinésia Francesa mostrou sua força na modalidade. As campeãs, Team Vahine Ho’e Raiatea, em sua segunda participação no evento, completaram o percurso de 15 km em 1 hora 14 minutos e 33 segundos. No lado masculino, a lendária equipe Shell Va’a, venceu o desafio em 3 horas 21 minutos e cinquenta e quatro segundos no percurso de 46 km à frente dos vencedores do ano passado Air Tahiti Nui.
Nesta sexta-feira, pela segunda vez na história da Vendée Va’a, as equipes sobem a partir do meio-dia de sexta-feira o mítico chenal des Sables com suas canoas. Habitualmente utilizado pelos super barcos a vela que competem na volta ao mundo, Vendée Globe, este desfile de canoas polinésias promete ser um momento rico em emoções.
Nesta segunda etapa, as equipes femininas farão o mesmo percurso que os homens, em uma única prova de 26 km. Por fim, os jovens também devem subir ao palco na sexta-feira com o Desafio Jovem. As cinco equipas inscritas devem realizar um sprint de manhã entre as 9h00 e as 11h00 e duas corridas de 5 quilómetros à tarde após a prova de seniores a partir das 15h00 (horário local).
A Vendée Va’a também é conhecida por ser um grande evento cultural, oferecendo uma série de exposições de arte, música e danças ligadas à cultura polinésia. Para esta edição, estão previstos mais de 50 eventos culturais, que vão desde apresentações à feiras de artesanato polinésio, em toda a cidade.
A Vendée Va’a 2023 vai até este sábado, 20 de maio, com a realização das provas masculina de 56 km e feminina de 15 km e festa de encerramento onde serão conhecidos os campeões da edição.