Te Aito 2023 será mais inclusivo e solidário
Faltando poucos dias para a abertura oficial da Te Aito 2023, dia 02 de junho, os organizadores ... leia mais
A lendária Shell Va’a é a grande campeã da Hawaiki Nui 2019, prova de V6 disputada anualmente na Polinésia Francesa e considerada a corrida de canoas mais difícil do mundo.
Ao longo de três dias consecutivos de uma competição intensa, as equipes da categoria Open (Sênior) remaram por entre as ilhas que compõe a Polinésia somando cerca de 129 km de prova.
Na primeira etapa as equipes remaram 44,5 km entre Huahine e Raiatea; na segunda, entre Raiatea e Taha’a, mais 26 km; enquanto a última pernada, de sexta-feira (02), considerada a pernada mais difícil, foram 58,2 km começando em Taha’a e terminando na icônica ilha de Bora Bora.
A Shell Va’a começou bem a Hawaiki Nuir 2019, vencendo a primeira etapa, mas chegou em quarto lugar na segunda parada, entre Raiatea e Taha’a, vencida pela equipe OPT.
Para vencer esse ano, a Shell não poderia ser ultrapassada pela OPT na última etapa e assim, a lendária equipe formada por Damas Ami, Taaroa Dubois, Charles Teinauri, Paia Tamaititahio, Narai Atger e David Tepava entrou decidia a fazer mais um bom resultado nas águas cristalinas de Bora Bora.
E assim se fez. A Shell assumiu a liderança da última etapa logo após a largada, abrindo uma vantagem de cerca de 500 metros à frente da Tamarii CPS, seguida de perto pela Team OPT, enquanto a Air Taiti, um pouco mais atrás, remava em quinto lugar.
Após a segunda metade da prova, a equipe OPT assumiu a segunda colocação conseguindo abrir boa vantagem em relação à CPS, mas a Shell, no entanto, reinava absoluta em primeiro lugar.
Na entrada para Teavanui, reta final da prova, a Shell confirmou seu favoritismo cruzando a linha de chegada a de 500 metros à frente da segunda colocada, a equipe OPT.
Tamarii CPS ficou com a terceira colocação, Paddling Connection, em quarto e Air Tahiti, em quinto.
A vitória da Shell Va’a em Bora Bora consagrou à equipe o título da Hawaiki Nui 2019, que agora soma oito pódios nessa prestigiosa competição de V6.
.
Como ocorrido em 2018, a Shell va’a venceu a primeira e a terceira etapas. Enquanto as equipes OPT e a Air Tahiti reafirmaram suas posições entre as mais fortes equipes de va’a do mundo.
Já a grande surpresa desta edição da Hawaiki Nui foi a ausência da EDT Va’a entre as Top 5 da prova.
A equipe, que é apontada como a maior rival da Shell Va’a na atualidade, tendo em seu time nomes de peso como Steve Teihotaata e Rete Ebb, foi penalizada pelo não cumprimento das diretrizes da organização da prova na segunda etapa.
Uma decisão que claramente influenciou o moral dos remadores. Há também rumores de que Teihotaata estaria competindo lesionado, uma vez que a EDT se apresentou muito além do que se espera de uma equipe desse porte, chegando a 14 minutos da líder, Shell Va’a, na 15ª colocação na última etapa e 8ª colocação no ranking final.
.
.