Ana Sátila fica fora da final do K1 na canoagem slalom
Ana Sátila fica fora da final do K1 na canoagem slalom, mas conquista a melhor posição de uma brasileira ... leia mais
A lendária equipe Shell Va’a realizou uma nova demonstração de força no último sábado (09) ao vencer a Fa’a’ati Moorea, uma prova de 90 km realizada no entorno da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.
Está é a quarta vitória consecutiva da Shell Va’a na competição (2018, 2019, 2021, 2022). Uma vitória que precisou ser definida logo no início.
O clima de “todos contra a Shell” fez com a lendária V6 amarela cruzasse a linha de chegada, após remar 90 km, com o tempo de 7h02’39, fazendo quase 14 minutos de vantagem sobre a equipe OPT, vice-campeã da prova, e 15 minutos à frente da terceira colocada, Pirae Va’a.
Sentido que seriam pressionados por todas as equipes, David Tepava e seus homens trataram de impor um ritmo forte desde a largada, abrindo boa vantagem já nos primeiros quilômetros de prova.
Team OPT, Pirae Va’a, Hinaraurea e Mataiea Va’a, reforçadas por empréstimos de remadores da equipe Air Tahiti, bem que tentaram colar na Shell Va’a, mas sem sucesso.
Após 45 minutos de prova, com as primeiras mudanças de remadores autorizadas, a tripulação B da Shell Va’a, com Sly Ly Sao, Erimereta Tautu, Raihere Tevaerai, Narai Atger, o júnior Tauhere Pirato e o leme, Iorama Teahu, chegaram junto do pelotão de elite, assumindo a segunda colocação com mais de um minuto à frente das equipes OPT e Mataiea Va’a, que então estavam na disputa pela vice-liderança. Mais atrás, a três minutos, vinham as equipes Hinaraurea, Pirae Va’a, EDT Va’a e Paddling Connection.
Enquanto isso, na costa norte de Moorea, entre Temae e motu Tiahura, agora protegida do swell lateral de sudoeste, a equipe Shell Va’a definitivamente decolou, abrindo ainda mais a liderança.
Após quatro horas e meia de prova, Rete Ebb e seus companheiros de Mataiea Va’a, que então estavam na briga pela segunda colocação, tiveram que lidar com a ama quebrada de sua canoa, após sucessivos impactos com a água agitada. Uma situação da qual a equipe Pirae Va’a soube tirar proveito para voltar à luta pelo segundo lugar junto a equipe OPT.
Nas últimas duas horas de prova ofereceram boas condições de surf, especialidade da Shell Va’a que pode então relaxar um pouco e se divertir no mar, uma vez que estavam com a liderança consolidada.
“A corrida foi longa e não prestamos muita atenção às outras equipes. Sabíamos que as condições seriam difíceis em Moorea, então tivemos que começar com cuidado. Nossas duas equipes fizeram um bom trabalho. E um aceno especial para os nossos dois juniores, Keoni Sulpice e Tauhere Pirato, que estavam lá“, declarou o “capitão” da Shell Va’a, David Tepava.
E assim, a quase 15 minutos do grande vencedor, a equipe OPT, reforçada por Temoana Taputu, Manarii Flores, Tutearii Hoatua e Tuatea Teraiamano, entre outros, ficou em segundo lugar.
O pódio da corrida no sábado foi completado por Pirae Va’a, que incluiu o recente vencedor do Te ‘Aito, Hititua Taerea, na terceira colocação. A equipe, que é comandada por Steeve Teihotaata, continua a progredir e é apontada como provável rival da Shell Va’ em um futuro próximo.