Vendée Va’a 2023: Shell Va’a é campeã
Após três dias de disputas intensas, lendária equipe taitiana Shell Va'a vence a Vendée Va'a 2023 de ... leia mais
Rete Ebb foi o grande destaque da 8ª edição do Varua Hoe, competição taitiana de V1 organizada pelo clube Tuaiva Nui Vaa, encerrada no último sábado (07) em Moorea, Polinésia Francesa.
A Varua Hoe contou com a presença de nomes de peso da V1, além de expressiva participação de competidores nas categorias júnior e veterano (equivalente à máster e grand máster no Brasil).
Os remadores largaram da praia pública de Temae seguindo ao largo da ilha irmã em direção a Paopao para finalmente chegar à praia de Tahiamanu entrando pela passagem de Opunohu, completando uma distância total de 21 quilômetros.
Após a largada, Manatea Bopp Du Pont assumiu a liderança, abrindo uma vantagem de cerca de 20 metros à frente de um pelotão de elite que incluía Hotuiterai Poroi, Steve Teihotaata, Rete Ebb, Kyle Taraufau, Kevin Ceran Jerusalemy e Manutea Millon.
Aproximadamente após um terço de prova concluída, Manatea então foi então alcançado por Rete Ebb e Hotuiterai Poroi. Os dois então assumiram a ponta e se separaram do pelotão na passagem de Paopao, travando um grande duelo até Opunohu.
Ebb, ao entrar na Baía de Opunohu, mostrando que havia poupado energia nos quilômetros finais, aumentou o ritmo das remadas abrindo vantagem sobre Poroi, para conquistar a vitória nos metros finais da corrida, com um tempo de 1 hora e 38 minutos.
Hotuiterai Poroi, que também é leme da equipe Air Tahiti Va’a, ficou em segundo lugar a apenas seis segundos do vencedor. No último degrau do pódio, em terceiro lugar, Revi Thon Sing terminou a corrida em 1 hora 38 minutos e 27 segundos.
Manutea Millon, e Kyle Taraufau terminaram em quarto e quinto, respectivamente, também a poucos segundos do pódio.
Indiscutivelmente um dos maiores remadores de V1 da atualidade, Rete Ebb comemorou muito a vitória, que encerou um jejum de algumas temporadas sem subir no lugar mais alto do pódio:
“Estou feliz por ter vencido esta corrida porque já faz um tempo que não venço uma prova de V1. Senti-me bem na largada, com uma boa sensação. Não foi uma corrida fácil porque estava quente na primeira parte, com o vento e o sol. Hotuiterai Poroi colocou pressão do início ao fim, mas consegui mantê-lo por perto e guardar energia para um Sprint final. Também surfei algumas ondulações na reta final e isso também que fez a diferença. Os próximos objetivos serão, como todos os outros remadores, o Aito, o super Aito e também o Tiurai (Heiva). Vou tentar pelo menos ficar entre os cinco primeiros. Seria ótimo se eu terminar no pódio“, declarou Rete Ebb.
Na categoria masculina júnior, Honora Ly de Mataiea Vaa saiu vitorioso à frente do segundo colocado Raihau Taraufau e Nohoarii Hururau.
Entre os veteranos com mais de 40 anos, quem venceu foi Teva Lecalvic, do clube Aaro, à frente de Bruno Tauhiro, do Tuaiva Nui, e Roland Tere, do Punaaruu.
Na categoria acima de 50 anos, Ato Hikutini, do Te Firinape Vaa, saiu vitorioso à frente de Patrick Bertholon e Michel Temarii, respectivamente.