Rio Va’a 2023 completa mais uma edição com mar desafiador e tradição
Em sua 22ª edição, Rio Va'a, a prova de canoa polinésia mais antiga do Brasil, completa mais uma edição ... leia mais
Uma semana após de vencer a 30ª edição da Marathona Polynésie la 1ère Va’a os remadores da Shell Va’a deram mais uma demonstração de força, dessa vez, porém, em canoas individuais durante a 15ª edição da Mata Are Race, na ilha do Taiti.
Nada menos do que os seis primeiros colocados da prova eram integrantes da equipe das conchas, com Charles Teinauri na primeira colocação.
E ainda que boa parte dos remadores de elite, como Steeve Teihotaata, Kevin Céran-Jérusalémy e Manutea Millon, estivessem competindo na Te ‘Aito Manihi, realizada no mesmo final de semana, o feito dos remadores da Shell Va’a não deixa de ser impressionante, sobretudo para quem conhece o nível dos remadores de va’a da Polinésia Francesa.
O campeão Charles Teinauri completou o percurso de 14,5 km em pouco menos de uma hora e quinze minutos sob um calor muito forte.
Seu companheiro de equipe, Raihere Tevaerai, veio logo atrás, em segundo lugar. Narai Atger, já vencedor da Taaroa Race, disputada no final de fevereiro deste ano, largou mal, porém, em uma recuperação impressionante, ultrapassou no sprint Ritchy Labbeyi e Brice Punuataahitua, para subir ao terceiro degrau do pódio.
Taaroa Dubois, por sua vez, terminou em sexto lugar, atrás de Labbeyi, em quarto, e Punuataahitua, em quinto lugar.
Vale ressaltar que além do va’a, os organizadores da Mata Are Race também ofereceram corridas de surfski e stand up paddle.
No surfski, com a participação de cerca de vinte competidores, a vitória foi para Charles Taie.
Já no SUP Race, com a ausência de muitos nomes importantes da modalidade, quem venceu foi o jovem de Tuhiti Tirao.