Te Aito 2023: Kevin Céran-Jérusalémy e Cory Hill são os destaques do dia 2
Ídolo taitiano Kevin Céran-Jérusalémy e australiano Cory Hill são os destaques do segundo dia de disputas ... leia mais
No último sábado (31) a capital do Espírito Santo recebeu mais uma edição do Volta a Ilha de Vitória, tradicional competição nacional de canoagem e remo que recebeu atletas e equipes de várias partes do Brasil.
Este ano, participaram as modalidades Remo Olímpico, Va’a, Surfski e SUP, de forma individual, em duplas e por equipes, que remaram por 30 km perfazendo o entorno da ilha de Vitória.
A prova começou às 8h, com a largada do SUP e, a partir das 10h30, sob forte chuva, as demais largadas foram sendo realizadas em sequência, com destaque especial para das OC-6 e V-6, com cerca de 20 equipes compondo um belo cenário nas águas capixabas.
.
Além da chuva, as temperaturas amenas e os ventos moderados ajudaram os remadores a acelerarem suas embarcações. Condições essas que favoreceram a quebra de recordes.
Foi o caso da dupla de skiff Emanuel Borges e Vangelys Reinke Pereira, fita azul do evento e novos recordistas da prova, concluindo os 30 km com o tempo de 2h10min.
A dupla chegou a colidir com uma canoa OC-6 logo após a largada e avariou a ponta de um dos remos.
Mesmo assim, conseguiu se recuperar e disparar na liderança no trajeto do manguezal, quando as condições ficam bem flat, perfeitas para o skiff.
Na segunda colocação geral, a dupla de juniores da equipe de skiff do Saldanha, Luiz Eduardo Brito Boldrin e Lucas Lima Ribeiro, com o tempo de 2h21min.
Pouco depois, remando de OC-6 e com mais uma quebra de recorde, dessa vez, no va’a, foi a vez da equipe campeã brasileira de V6, He’e Nalu, cruzar a linha de chegada na primeira colocação entre as equipes da va’a e em terceiro lugar na colocação geral com o tempo de 2h29m.
Na quarta colocação geral, com o tempo de 2h32m, Dos Reis Va’a foi a segunda colocada entre as equipes de Va’a também remando de OC-6.
Em seguida, o remador capixaba de skiff, Oziel, foi o primeiro competidor individual a cruzar a linha de chegada e quinto colocado geral (2h36m).
Na terceira colocação entre as equipes de Va’a, remando de V-6, a equipe Máster do Vitória Va’a foi sexta colocada geral (2h40m) e campeã entre as V-6.
Já a terceira colocação entre as OC-6 foi conquistada pela equipe de Búzios Braabhus Va’a (sétima colocada geral com o tempo de 2h46).
O buzianos foram seguidos pela equipe Sampa Canoe Club, quarta na OC-6 e oitava na chegada geral – 2h49m).
Já o primeiro surfski individual veio logo em seguida. Ronaldo Luiz Araujo Paranho, de Colatina (ES), foi o grande campeão da categoria concluindo a prova em 2h52m.
E, fechando os Top 10 da chegada geral, colados com o remador de surfski, outra equipe de V-6 do clube Vitória Va’a, computando o mesmo tempo de 2h52m.