APP Ride of The Season: Top 10 da rodada 01 definidos
APP World Tour divulga quem foram os Top 10, da semana 01, que avançaram na competição virtual de SUP ... leia mais
Clubes de va’a do Brasil uniram forças para lançar o primeiro circuito brasileiro de OC4 surf, como é conhecida prática de surfe em canoas havaianas para quatro pessoas. Muito tradicional no Havaí, a OC4 surf é uma prática comum em eventos renomados como o Buffalo Big Board Surfing Classic, competição que ocorre há mais de 40 anos em Makaha Beach, na ilha de Oahu.
A novidade do circuito brasileiro foi anunciada durante o Aloha Spirit Saquarema, que serviu como um simpósio nacional para os clubes de OC4 Surf oficializarem o calendário. O circuito contará com três etapas em 2024: a primeira será realizada em Aracruz (ES) nos dias 6 e 7 de julho, a segunda em Santos (SP) em outubro (com os dias a definir), e a última no tradicional Mana Fest, na Praia da Pipa (RN), de 5 a 15 de dezembro.
A iniciativa partiu dos próprios remadores, membros dos clubes brasileiros de va’a onde se pratica o OC4 surf, e não possui vínculo com a Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A), embora uma futura parceria não seja descartada. Lucas Cabral, da CPP Va’a Canoeiros de Aracruz (ES) e organizador da primeira etapa, comenta: “Nós juntamos forças entre clubes de todo Brasil, por iniciativa própria, para realizar essas três etapas. Queremos fazer bem feito, para a gente alcançar voos maiores no próximo ano, pensando em mais apoiadores, patrocinadores e chancela da CBVA’A”.
As localidades escolhidas para sediar o circuito de 2023 foram selecionadas devido à qualidade de suas ondas, que proporcionam condições ideais para o OC4 Surf. “Pensamos em um circuito realizado em lugares que tenham ondas seguras e próprias para a modalidade, que tem suas peculiaridades. Aqui em Aracruz, por exemplo, a onda não quebra na areia, é bem extensa, cheia, enfim, bem propícia para o surfe de canoa”, explica Lucas.
As inscrições para a primeira etapa do Circuito Brasileiro de OC4 Surf já estão abertas e podem ser feitas AQUI. Para mais informações, acesse o Instagram oficial do circuito: @circuitobrasileirooc4surf.