Molokabra 2020: Resultados oficiais do dia 01
Confira os resultados oficiais do primeiro dia de disputas do Molokabra 2020, a maior prova de downwind ... leia mais
Clubes de va’a do Brasil uniram forças para lançar o primeiro circuito brasileiro de OC4 surf, como é conhecida prática de surfe em canoas havaianas para quatro pessoas. Muito tradicional no Havaí, a OC4 surf é uma prática comum em eventos renomados como o Buffalo Big Board Surfing Classic, competição que ocorre há mais de 40 anos em Makaha Beach, na ilha de Oahu.
A novidade do circuito brasileiro foi anunciada durante o Aloha Spirit Saquarema, que serviu como um simpósio nacional para os clubes de OC4 Surf oficializarem o calendário. O circuito contará com três etapas em 2024: a primeira será realizada em Aracruz (ES) nos dias 6 e 7 de julho, a segunda em Santos (SP) em outubro (com os dias a definir), e a última no tradicional Mana Fest, na Praia da Pipa (RN), de 5 a 15 de dezembro.
A iniciativa partiu dos próprios remadores, membros dos clubes brasileiros de va’a onde se pratica o OC4 surf, e não possui vínculo com a Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A), embora uma futura parceria não seja descartada. Lucas Cabral, da CPP Va’a Canoeiros de Aracruz (ES) e organizador da primeira etapa, comenta: “Nós juntamos forças entre clubes de todo Brasil, por iniciativa própria, para realizar essas três etapas. Queremos fazer bem feito, para a gente alcançar voos maiores no próximo ano, pensando em mais apoiadores, patrocinadores e chancela da CBVA’A”.
As localidades escolhidas para sediar o circuito de 2023 foram selecionadas devido à qualidade de suas ondas, que proporcionam condições ideais para o OC4 Surf. “Pensamos em um circuito realizado em lugares que tenham ondas seguras e próprias para a modalidade, que tem suas peculiaridades. Aqui em Aracruz, por exemplo, a onda não quebra na areia, é bem extensa, cheia, enfim, bem propícia para o surfe de canoa”, explica Lucas.
As inscrições para a primeira etapa do Circuito Brasileiro de OC4 Surf já estão abertas e podem ser feitas AQUI. Para mais informações, acesse o Instagram oficial do circuito: @circuitobrasileirooc4surf.