SUP United: Brasileiros dominam competição internacional on-line
Jadson Santos, Roseli krepel Novloski e Daniela Bittencourt venceram três, das quatro categorias em ... leia mais
Entre as novidades que se antecipam ao início da temporada de 2022 na Polinésia Francesa, a saída de Rete Ebb da EDT Va’a, para fazer parte da Mataiea Va’a, tem sido um dos assuntos mais comentados.
O taitiano, que esteve no Brasil em 2018, é considerado um dos melhores remadores de va’a do mundo e venceu por quatro vezes a disputadíssima Super Aito.
No ano passado, a saída de Steeve Teihotaata do EDT Va’a para o Pirae Va’a abalou um pouco a estrutura das tradicionais equipes taitianas de va’a, abrindo a possibilidade para que novas equipes emergissem no mais importante circuito de canoagem polinésia do mundo.
Contudo, a segunda onda pandêmica no Taiti interrompeu bruscamente a realização das provas por lá.
Agora, com a possiblidade da volta das competições na Polinésia Francesa, a Federação Taitiana de Va’a confirmou no início da semana que divulgará no dia 26 de janeiro seu calendário para 2022, mas adiantou que recebeu 235 pedidos de transferência de equipe.
Além da saída de Rete Ebb da EDT Va’a, Hititua Taerea deixará a Team OPT para se juntar ao Pirae Va’a. Em relação à imbatível Shell Va’a, nenhuma saída ou chegada notável, exceto a formalização da transferência de Keoni Sulpice, que em 2021 já estava competindo pela equipe.